terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cinema e Vídeo dos Sertões

O Piauí se transformará no maior celeiro cinematográfico dos sertões, entre os dias 22 e 26 de novembro, período em que acontecerá, na cidade de Floriano, o 6º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões.  O projeto tem o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e conta com o patrocínio da Petrobras, que selecionou o trabalho dentro do Programa Petrobras Cultural. O encontro é uma mostra nacional de cinema e vídeo que reúne produções cinematográficas criadas em Pontos de Cultura e também produções independentes.
As inscrições, iniciadas em 1º de julho, são gratuitas e estarão abertas até o dia 30 de agosto, nas categorias de filmes de curta-metragem de produtoras independentes; filmes de longa-metragem nacionais; e filmes de curta-metragem produzidos em Pontos de Cultura.
O evento é uma promoção do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e a produtora Escalet Produções Cinematográficas.  A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.
Cada equipe produtora responsável por filmes selecionados poderá enviar um representante da produtora ou do filme para se fazer presente no evento, com despesas de passagens, hospedagem e alimentação custeadas pelo Encontro. Durante o evento, serão oferecidas oficinas, palestras, debates e paineis com produtores, diretores e atores. Depois das exibições dos filmes acontece o IV Piauí Mix, com shows de música, dança e teatro.
Iniciativa ousada
O Encontro é uma iniciativa ousada e inovadora. Não faz tanto tempo que eram raros os eventos como este, fora do eixo do mercado, envolvendo produção, difusão e distribuição de vídeo e cinema. Mas são iniciativas como esta que projetam as produções locais e nacionais para o cenário artístico brasileiro e mundial.
Somente poderão ser exibidos nas mostras competitivas da sexta edição do evento, filmes de longa e curtas-metragens que tenham sido finalizados a partir de janeiro de 2010 e que ainda não foram exibidos no Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões.
As produções selecionadas  recebem premiação pela exibição dos trabalhos e ainda disputam os prêmios finais.
As inscrições são feitas pelos Correios e o regulamento, com a ficha de inscrição, está disponível no site .

Mais informações pelo site http://www.escalet.com.br/, pelo e-mail pontaoculturaviva@yahoo.com.br  ou pelos telefone (89) 3522-0804.

(Texto: Fabio Grecchi, Ascom/MinC)
FONTE: MINC

 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS