terça-feira, 30 de agosto de 2011

Africanos debatem como assegurar o financiamento da saúde


Yamoussoukro  - Financiamento da Saúde: Partilhar experiências em assegurar financiamento para alcançar os objectivos nacionais de desenvolvimento sanitário é o tema do painel que está a ser debatido hoje, terça-feira, em Yamoussoukro, Côte d’ Ivoire, pelos delegados a 61 sessão da OMS/AFRO, que decorre desde segunda-feira.
 Este painel tem como um dos objectivos partilhar experiências dos países em assegurar financiamento suficiente para reforçar os sistemas de saúde e aumentar o acesso aos cuidados de saúde de qualidade, com vista a consecução dos Objectivos de desenvolvimento do Milénio.
 Visa ainda partilhar e divulgar o relatório da harmonização para a saúde em África sobre investir na saúde no continente, defendendo o reforço dos sistemas para a obtenção de melhores resultados sanitários, bem como debater as principais estratégias de financiamento e as opções para alargar o espaço fiscal com vista ao reforço dos sistemas nacionais de saúde na região africana.
 São também objectivos do encontro propor formas de angariação adicional de fundos para o sector da saúde e melhorar a eficácia na utilização dos recursos internos e externos, assim como recomendar para melhorar as condições de financiamento da saúde.
 Angola, na voz da representante do Ministério da Saúde, Rosa Neto, vai falar aos presentes sobre a sua experiência quanto a obtenção de fundos para gerir a saúde dos angolanos.


Fonte:ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS