segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Assinala-se hoje o Dia Mundial do Folclore

Luanda – Assinala-se hoje, 22 de Agosto, o Dia Mundial do Folclore, escolhido em 1846 pelo
Angop
O folclore é o conjunto das tradições de um povo, expressas nas suas crenças, canções e costumes
O folclore é o conjunto das tradições de um povo, expressas nas suas crenças, canções e costumes
arqueólogo inglês William John Thoms, que criou a palavra “folclore” e sugeriu a uma revista de Londres, na Inglaterra, que a usasse quando fosse falar dos cantos, histórias e costumes dos povos.
 A comemoração da data tem como objectivo assegurar, no mundo, as mais amplas manifestações populares.
 Em inglês Folk significa “povo” e Lore,”estudo, saber, conhecimento”. O folclore é o conjunto das tradições e de um povo, expressas nas suas lendas, crenças, canções e costumes. Mas o folclore é bem mais do que isso, constituindo-se na riqueza cultural da humanidade.

É a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo expressos de diversas maneiras (oralmente, por escrito ou encenados).
 É através do folclore que se estabelecem as relações de identidades regionais. No mundo, as tradições folclóricas reforçam os traços culturais de cada região.
 O folclore é a ciência que se ocupa de pesquisar, cultivar e revelar as legítimas raízes culturais, aquelas que são mantidas pelo povo e passadas de mão em mão, de ouvido a ouvido, tornando-se, ao longo dos tempos, uma propriedade deste mesmo povo.
 Todos os povos têm folclore. Conhecê-lo e estudá-lo significa contribuir para que se mantenha vivo e, consequentemente, através da sua preservação é possível perpetuar cada cultura. Muitas vezes é preciso estudar o folclore para verdadeiramente entender a história de um povo.
 Através do folclore o homem expressa as suas fantasias, os seus medos, os melhores e piores desejos, de justiça e de vingança, às vezes apenas como forma de escapar àquilo que ele não consegue explicar. As histórias são diferentes mas o imaginário dos povos já provou ser muito parecido.
 Contos folclóricos por exemplo são narrativas em prosa de ficção. As pessoas gostam deles por causa da fantasia. Em algumas culturas, eles trazem uma lição de moral.

 Fonte:ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS