quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Prêmio Sílvio Romero de Monografias

Prêmio Sílvio Romero de MonografiasEstão abertas as inscrições para o Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre o Folclore e Cultura Popular para o ano de 2011. O prêmio é concedido, anualmente, desde 1959, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura (Iphan/MinC), por meio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e visa ampliar os estudos sobre o folclore e a cultura brasileira, com ênfase na atualização da produção de conhecimentos no país.
As inscrições estão abertas até às 18h do dia 2 de setembro e podem ser realizadas mediante a entrega das monografias no endereço do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (Rua do Catete, 179, Rio de Janeiro, CEP. 22.220.000) ou remetidas por correio ao mesmo endereço. Serão concedidos prêmios de R$ 13 mil e R$ 10 mil aos candidatos classificados em primeiro e segundo lugares, respectivamente.
A Comissão julgadora poderá conceder, ao seu critério, até três Menções Honrosas, agraciadas exclusivamente com o título em destaque. O júri se reunirá até a segunda semana do mês de dezembro, quando deverá divulgar o resultado do certame.
As monografias deverão ser inéditas e versarem sobre qualquer segmento do campo da cultura popular e do folclore brasileiro. Serão avaliadas pela contribuição que prestarem ao aprofundamento e a inovação dos estudos nestas áreas e também pela originalidade do tema e da abordagem do trabalho. Também serão considerados outros aspectos, como o domínio de bibliografia especializada, a consistência na argumentação e a clareza na apresentação dos resultados. O trabalho poderá ser individual ou de equipe e cada autor só poderá concorrer com uma única monografia.





(Texto: Patrícia Saldanha, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS