sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Pesquisa na Câmara dos Deputados mostra que 95% da população aprova a Lei Maria da Penha

Em sondagem de opinião realizada entre 30 de junho e 11 de agosto de 2011, a Lei Maria da Penha foi aprovada por 95,5% das/os entrevistadas/os
A pesquisa sobre a percepção da população brasileira sobre a Lei Maria da Penha, que em agosto comemorou cinco anos de vigência, foi feita por meio de adesão espontânea, entre aquelas/es que ligavam para o Disque-Câmara, serviço telefônico gratuito oferecido à população. Foram entrevistadas 1.295 pessoas em todo o Brasil.
 Das pessoas entrevistadas, 77,5% declararam conhecer o conteúdo da lei, ainda que parcialmente. Não houve diferenças estatísticas significativas na percepção de homens e mulheres. A pesquisa mostra ainda que 90,7% das/os entrevistadas/os acreditam que a punição contra os agressores deveria ser mais rigorosa.
A sondagem revela também que 86% dos homens entrevistados e 79% das mulheres entrevistadas acham que a lei deveria ser estendida para proteger os homens vítimas de violência doméstica, ainda que as mulheres sejam as principais vítimas dessas agressões.
 Dados do Anuário das Mulheres Brasileiras 2011, divulgado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), revelam que, dentre as mulheres vítimas de violência no País, 43,4% foram agredidas dentro da própria casa, enquanto 11,2% dos homens vítimas de violência foram agredidos na própria residência.
 O sítio da Câmara dos Deputados disponibilizou um infográfico com informações sobre a Lei Maria da Penha, em homenagem a seus cinco anos de vigência. 

Fontes:Agênciacamara
SPM

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS