sábado, 3 de setembro de 2011

Multiplicidade de danças tradicionais na abertura

Panafricanos

Luanda - Ao som do batuque e de uma multiplicidade de danças tradicionais típicas de algumas regiões como a gaza, sofala e manica, o Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, procedeu sábado a cerimónia de abertura dos X jogos Africanos.
 Perto da lotação máxima (42 mil espectadores), o estádio nacional de Zimpeto conheceu um colorido diferente proporcionado pelas cores da bandeira nacional dos 37 países que desfilaram, dos 47 previstos para o evento.
 Curto na sua intervenção, o Chefe de Estado moçambicano apresentou cumprimentos de boas vindas aos visitantes e exortou aos atletas anfitriões a se empenharem para dignificar o país, naquele que se constituiu no primeiro grande momento de ovação da noite.
 Angola contribuiu para a festa na quadra de jogos, onde desfilou na terceira posição com a judoca Maria de Fátima "Faya" como porta bandeira.
 A festa do desporto africano estava instalada no maior estádio de futebol do país, com a dança Mutxongoyo, oriunda da província de Manica, Makwaya (Maputo) a apimentarem ainda mais o dia que antecede o arranque da competição nas mais diversas modalidades.
 O lançamento do fogo de artifício, em momentos faseados, coloriu ainda mais o ambiente.


Fonte: ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS