A campeã de vendas durante a 34ª Expointer foi a cuca recheada com damascos, uvas passas, linhaça, laranja, nozes e castanhas.
“Saúde para começar o dia”, o slogan do grupo Pão da Terra, formado por 10 agricultoras do assentamento estadual Integração Gaúcha, localizado em Eldorado do Sul (a 10 quilômetros de Porto Alegre), expressa a intenção dessas mulheres ao se dedicarem à panificação. As assentadas perceberam a oportunidade de aumentar a renda familiar explorando o nicho de mercado da alimentação saudável e ambientalmente sustentável.
Rosicler Riva, uma das associadas da panificadora, conta que consome somente produtos integrais e orgânicos há 16 anos. Nesse período, percebeu melhorias na saúde e na estética. “Não tenho mais cravos nem espinhas e o organismo funciona melhor”. Os mesmos benefícios sentidos pessoalmente, ela e as colegas fazem questão de oferecer aos consumidores. Por isso, além da padaria, mantêm hortas e lavouras ecológicas em seus lotes.
A linha de produtos Pão da Terra inclui 22 variedades de pães, biscoitos, salgadinhos e cucas. O grupo faz questão de privilegiar os fornecedores do próprio assentamento e comprar fora apenas o que não é produzido nos arredores. Dessa forma, a iniciativa acaba gerando uma rede para escoar os produtos locais.
As receitas são criadas pelas próprias agricultoras, que testam os novos sabores em casa antes de lançá-los comercialmente. A campeã de vendas durante a 34ª Expointer foi a cuca recheada com damascos, uvas passas, linhaça, laranja, nozes e castanhas. “Mas meu preferido é o bolo de cacau e castanhas”, confidencia Rosicler.
Fonte: MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário