quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Jogadora Marta promove igualdade de gênero durante visita a Serra Leoa

Estrela do futebol e embaixadora da Boa Vontade do PNUD participa de atividades para promover o empoderamento das mulheres africanas

Divulgação/PNUDA jogadora de futebol Marta inicia nesta quinta-feira (1º/09) uma visita de três dias a Serra Leoa para destacar os esforços do país africano na promoção do fortalecimento e da capacitação das mulheres. A atleta brasileira, cinco vezes eleita pela FIFA a melhor jogadora de futebol do mundo, é embaixadora da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
“Todos nós precisamos contribuir para ajudar a derrotar a pobreza”, disse Marta. “O PNUD trabalha ao redor do mundo fazendo uma diferença positiva na vida das pessoas e eu estou orgulhosa de adicionar meu compromisso pessoal a este trabalho.”
Em sua primeira viagem à África desde que foi nomeada como embaixadora da Boa Vontade do PNUD, no ano passado, Marta visitará Serra Leoa para promover os esforços locais pelo empoderamento das mulheres, um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Ela visitará projetos do PNUD e se reunirá com jovens e grupos que defendem mudanças na legislação para garantir, junto ao parlamento nacional, a aprovação de leis que estabeleçam quotas para mulheres em todos os níveis de tomada de decisões políticas.
“A plena participação das mulheres na liderança e nas tomadas de decisão é fundamental para a consolidação da paz e da segurança, bem como medida significativa para o desenvolvimento global da Serra Leoa”, disse Mia Seppo, diretora do PNUD no país. “A visita de Marta vai mostrar alguns dos bons trabalhos que têm sido desenvolvidos no sentido de atingir esses objetivos.”
Serra Leoa é um dos vários países pós-conflito na África onde o PNUD ajudou a estabelecer serviços jurídicos destinados a mulheres que sofreram violência sexual ou abuso, proporcionando suporte e aconselhamento sobre seus direitos e opções em busca de justiça. Igualdade de gênero e direitos femininos são uma área prioritária para o trabalho da ONU em Serra Leoa, onde 73% das mulheres são analfabetas. Atualmente elas ocupam apenas 37% das vagas no ensino secundário e 19% no ensino universitário.
Marta Vieira da Silva, que joga atualmente como atacante do Western New York Flash, nos Estados Unidos, foi nomeada embaixadora da Boa Vontade do PNUD em outubro de 2010 para promover os ODM, com especial ênfase na questão de gênero e erradicação da pobreza. Ela faz parte de um grupo de elite de embaixadores da Boa Vontade do PNUD, que inclui estrelas de futebol como Ronaldo, Zinedine Zidane, Iker Casillas e Didier Drogba, além da atriz japonesa Misako Konno, do príncipe herdeiro da Noruega Haakon Magnus, da estrela russa de tênis Maria Sharapova e do ator espanhol Antonio Banderas.

Fonte:PNUD

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS