quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Em parceria com SPM, Cetene lança projeto Futuras Cientistas

Em 2010, Brasil e Estados Unidos assinaram o Memorando de Entendimento para o Avanço da Condição da Mulher, promovendo a cooperação e o intercâmbio de informações com vistas a eliminar a discriminação contra a mulher e alcançar a igualdade de gênero em vários campos. A iniciativa teve como objetivo primordial estimular a produção científica sobre relações de gênero no país e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.
A partir desta iniciativa a Delegação Brasileira de Cientistas detectou vários problemas que contribuem para o baixo número de mulheres na área de Ciência e Tecnologia, entre eles a desmotivação das alunas a partir do ensino médio para as áreas de Ciências Exatas.
Com base neste quadro, o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) desponta como pioneiro em Pernambuco, lançando na próxima segunda-feira, 26, às 11h, na Escola Governador Barbosa Lima, o projeto Futuras Cientistas, que visa a inclusão de alunas e professoras do Ensino Médio, de Escolas Estaduais da região metropolitana do Recife, nas atividades de pesquisa desenvolvidas no Cetene.

O PROJETO – O projeto tem parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e Consulado dos Estados Unidos em Recife.
Através do edital, que será publicado no dia do lançamento do projeto, dez alunas e cinco professoras da rede pública estadual do Recife serão selecionadas por meio de média escolar e currículo. A partir da segunda-feira 26, o edital estará disponível no sítio do Centro na internet, www.cetene.gov.br

CONHECIMENTO – As atividades, semelhantes a uma escola de verão, acontecerão nos laboratórios do Cetene, onde as participantes conhecerão mais a fundo as áreas de nanotecnologia, biotecnologia e microeletrônica.
Segundo a coordenadora do projeto Futuras Cientistas, professora Giovanna Machado, o objetivo do projeto é estimular o interesse e promover a participação de mulheres estudantes do ensino médio nas áreas de Ciência e Tecnologia, por meio da aproximação a Centros Tecnológicos e Instituições de Pesquisa.
“Elas terão a grande oportunidade de vivenciar pesquisas e experimentos nessas áreas de ponta e esperamos, desta forma, suscitar nessas meninas a vontade de optar pelas áreas de C&T, que hoje são carentes de profissionais do sexo feminino”, pontua a coordenadora.

CRONOGRAMA – As alunas e professoras escolhidas pelas escolas para participar do projeto Futuras Cientistas terão até o dia 28 de outubro para realizar as inscrições.
A divulgação das selecionadas acontece em dezembro e o inicio das atividades tem previsão de início para 16 de janeiro de 2012, estendendo-se até o dia 10 de fevereiro.
 
Fonte : SPM

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS