sábado, 3 de setembro de 2011

Observatório e parceiros realizam seminário “Imprensa e Agenda de Direitos das Mulheres – uma análise das tendências da cobertura jornalística”

Observatório e parceiros realizam seminário “Imprensa e Agenda de Direitos das Mulheres – uma análise das tendências da cobertura jornalística” O Seminário “Imprensa e Agenda de Direitos das Mulheres – uma análise das tendências da cobertura jornalística” tem o objetivo de apresentar, divulgar e discutir os resultados da pesquisa “Monitoramento da Cobertura Jornalística como Estratégia para a Promoção da Equidade de Gênero”.
 A iniciativa é do Observatório Brasil da Igualdade de Gênero da Secretaria de Políticas para as Mulheres e foi realizada pela ANDI – Comunicação e Direitos, em parceria com Instituto Patrícia Galvão. Foi feito um monitoramento de 16 jornais de todas as regiões brasileiras na cobertura dos temas “Mulher, Poder e Decisão”, “Violência contra as Mulheres” e “Mulher e Trabalho”.
 A pesquisa teve como objetivo entender de que forma a mídia noticiosa pauta o debate público com relação à temática de gênero e mostra que o debate de políticas públicas permanece fora da pauta na maioria das notícias. A análise sobre “Mulher, Poder e Decisão” , aponta para o fato de as candidatas ainda serem julgadas pelo aspecto físico. A referência a cabelo, roupa, peso, maquiagem e cirurgia plástica das candidatas está presente em 14% do material estudado.
Ao longo das próximas semanas, a ANDI, o Instituto Patrícia Galvão e o Observatório Brasil da Igualdade de Gênero irão divulgar mais três pesquisas com foco na abordagem da imprensa sobre questões de gênero. Os temas são Mulher e Trabalho, Mulher e Violência, e a posse da presidenta Dilma Rousseff.
O evento reunirá profissionais de imprensa e especialistas na agenda de equidade de gênero e será aberto a todas e todos. Será realizado em Brasília, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, no dia 3 de outubro.

 As inscrições devem ser feitas pelo site:

http://adm.informacao.andi.org.br/seminario/

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS