terça-feira, 11 de outubro de 2011

ASSOCIAÇÃO CAMINHADA DOS TERREIROS DE PERNAMBUCO(ACTP)

Nós, religiosos de Matriz Africana e Afro Brasileira, estaremos no dia 04 de Novembro deste ano, realizando a CAMINHADA DOS TERREIROS DE PERNAMBUCO. Nosso POVO tem honrado a incumbência de abrir as celebrações do mês da Consciência Negra.
Todos e Todas, saímos pelas ruas do Recife Cantando e Adorando às Nossas Divindades, rogando a Mãe Natureza, Nossos/as Ancestrais, Caboclos e Encantados, que, NOSSOS DIREITOS sejam reconhecidos por um Governo que se diz LAICO.
Em 2007, ÒGÚN(Divindade Guardiã da Caminhada) nos determinou através do Oráculo que chamássemos naquele ano, as Casas e os/as Sacerdotes/Sacerdotisas mais antigas para a Celebração junto a ÈSÚ; Assim o fizemos. O Terreiro Obá Ògúnté(Sítio de Pai Adão), foi representado através do Ogàn Malaquias; O Terreiro Òsóòsì Ibualama(Casa de Pai Raminho), foi representado através do Doté Dito de Òsóòsì; A Casa Xambá, foi representada pelo seu Sacerdote Babalòrìsà Ivo de Òsun; Este último, manteve presença constante nos cortejos nestes últimos quatro anos.
Nos anos de 2008 e 2009, o mesmo foi determinado por ÒGÚN.
Em 2010, ÒGÚN nos delibera que tInhamos(todos e todas) a obrigação de nos engajarmos ainda mais nessa Luta chamada “CAMINHADA CONTRA TODA FORMA DE PRECONCEITO”. Em obediência, fomos ao Oráculo consultar os mandos das Divindades. O Obstinado ÒGÚN nos deliberou que a partir daquele ano, outros Sacerdotes estariam sendo preparados para a Cerimônia. Escolhendo O Ile Ase Egbé Awo, para a abertura do Sirè(Oriki às Divindades e Sirè-Orin à ÈSÚ), a cerimônia foi realizada pelo Babakékerè Tarcísio de Ògiyán.
Em 29 de Outubro, serão realizados os Ebós(Oferendas) para a Caminhada de 2011, no ILE ASE EGBÉ AWO(Terreiro responsável pelas CERIMONIAS RELIGIOSAS). E, mais uma vez, cumpriremos os mandos do NOSSO SAGRADO.
Na CAMINHADA em 04 de Novembro, após o término do Orin à Òrìsànlá, daremos início as Homenagens ao Grande Lider Quilombola “Zumbi dos Palmares”; Cantaremos, Dançaremos, tocaremos NOSSAS GAITAS(cachimbos encantados) em louvor à Umbanda e Jurema.
“REALIZAR O SIRÈ NAS RUAS, NÃO É DIFERENTE DO QUE FAZEMOS EM NOSSOS TERREIROS! TEMOS QUE CONHECER O ENTORNO DO PROCESSO. Precisamos nos fazer presentes e participativos nas reuniões, seminários, trabalhos diários, pois, só através de muita LUTA é que a Caminhada sai às Ruas”.

A exemplo dos NOSSOS ANCESTRAIS, “Resistiremos”!
Nossa “UNIDADE” fará toda diferença.
Mo Jùbà, Mãe Elza de Yemoja - Coordenadora Religiosa
(81) 3242.7529 / 8546.0005

Um comentário:

Mãe Elza de Yemoja disse...

Mônica, nós que fazemos a Caminhada dos Terreiros de Pernambuco te agradecemos o empenho de projetar nossa luta para o mundo. Temos um longo caminho a percorrer, e, esse caminho se torna mais longo porque somos NEGROS/AS. A Caminhada-PE abre o mês da Consciência Negra, e, é toda formatada por TERREIROS, lindo de se ver. A de 2013, acontecerá dia 04/11, venha.

Mo Jùbà Àse, Mãe Elza(Coordenação Religiosa)

MAIS LIDAS