segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Abertura do Curso de Capacitação em Administração e Políticas de Lideranças Negras para a Promoção da Igualdade Racial em MS

Abertura do Curso de Capacitação em Administração e Políticas de Lideranças Negras para a Promoção da Igualdade Racial em MS"Alguns aspectos da agenda atual da luta contra o racismo" - este é o tema da aula inaugural do Curso de Capacitação em Administração e Políticas de Lideranças Negras para a Promoção da Igualdade Racial em Mato Grosso do Sul.

A solenidade de abertura do curso foi  no Auditório da Fundação de Cultura do Estado. Coordenadora da Cppir/MS participa de aula inaugural com tema sobre luta contra racismo.

Além da presença de autoridades também participam do evento a coordenadora de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul (Cppir/MS), Raimunda Luzia de Brito, da Secretaria de Estado de Governo (Segov); o coordenador geral do curso, Aleixo Paraguassu Neto; a presidente do Instituto Luther King, Regina Maria de Campos Haendchen.  Já a temática da aula inaugural será proferida pelo professor mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UNB), Edson Lopes Cardoso, assessor especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República.
 O curso está sendo organizado pela direção do Instituto Luther King, - uma Ong de Ensino, Pesquisa e Ação Afirmativa do Mato Grosso do Sul. Contará com a participação de 40 pessoas - já inscritas. São participantes de instituições governamentais e não governamentais. Sendo que a maioria são coordenadores, professores, alunos e funcionários de diversas instituições e, também integrantes do Movimento Negro do Mato Grosso do Sul.

História da África
Segundo os organizadores a realização do curso contou com o apoio dos governos brasileiro e americano. O curso ocorrerá aos finais de semana (provavelmente aos sábados alternados). Será gratuito e destinado as pessoas com grau de escolaridade mínimo equivalente ao ensino médio completo. Com total da carga horária de 80h/aula. Durante as aulas serão abordadas temáticas sobre a História da África e História da Escravidão no Brasil; Gestão Pública nas esferas: Municipal, Estadual e Federal; História do Movimento Negro no Brasil, dentre outros importantes temas. As atividades (aulas) vão até março de 2012.
 De acordo com a organização, o curso tem como objetivo principal estimular a formação de lideranças do Movimento Negro em Mato Grosso do Sul, no sentido de ampliar e socializar os conhecimentos relacionados ao processo de gestão, legislação, definição de políticas e sua execução. Com o objetivo também de possibilitar às lideranças o conhecimento da história de luta dos afrosdescendentes por direitos civis, sociais e econômicos. 

Igualdade racial

A professora Raimunda de Brito, no mês de dezembro, também irá ministrar uma aula, do módulo do curso, sobre os temas: "História do Movimento Negro em Mato Grosso do Sul e as Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Estado. Segundo ela, o curso será ministrado por professores mestres e doutores. "Teremos um grupo de pessoas muito bom. Eu também vou fazer o curso e, quero o certificado", disse Raimunda.

Tereza da Penha - jornalista

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS