sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CONCEITOS DE BELEZA

por Monica Aguiar

A beleza é uma experiência, um processo cognitivo ou mental, ou ainda, espiritual, relacionada à percepção de elementos que agradam de forma singular aquele que a experimenta.
MAS  Até então, a beleza pode ser mensurável, já que está subordinada a padrões específicos. Mas no universo humano, ela não se resume a isso.
Platão considerava que a beleza era a idéia (forma) acima de todas as outras idéias. Aristóteles viu uma relação entre o belo e a virtude, argumentando que "A virtude visa à beleza.

EXISTE VÁRIAS "FORMAS"  DE BELEZA
Beleza universal e científica
São mensuradas por números muito utlizada
na cultura grega e romana, e consequentemente na ocidental pós-helênica, houve a constante aplicação destes padrões numéricos, em especial no Renascimento, uma era "racionalista", e ainda hoje é fartamente aplicada na indústria do design de produtos, nas artes plásticas, arquitetura, automobilismo, etc.

Beleza singular
A beleza grega e romana, a beleza matemática e científica são derivadas de um universalismo asséptico e puro, não contaminado com a eventualidade (ruído), de certa forma. E portanto, deve no mínimo, agradar a todos, mesmo que não possa ser considerada tocante. SEGREGADA.

Beleza platônica e religiosa
Para a filosofia, a beleza advém da pureza do raciocínio, da surpresa e da consistência dos axiomas. Já para os religiosos, a verdadeira beleza está na integralidade da propriedade da conduta do indivíduo para com um plano sagrado, em detrimento do mundo físico.

Beleza simbólica
O ser humano é um organismo complexo e misto. De forma incisiva, a presença do fator simbólico na constituição das sociedades, dominando os insintos e portanto o plano biológico, gerou um nicho (ecológico) simbólico-social onde há constante movimento, evolução, reciclagem, revisão e ondas de valores sociais que alteram profundamente os pontos principais que determinam os fundamentos da beleza humana.

Beleza humana
A beleza é um conceito social, e frequentemente é resultado da intersecção de diversos fatores biológicos, sociais, climáticos, ambientais e históricos. Nos anos 90 houve uma massificação do corpo esbelto, induzindo muitas mulheres à anorexia.

FONTE :http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal



POR  ISTO E POR TANTO .

Não existe definição exata nem cientifica do padrão da beleza.
Padronizar a beleza ao meu ver trata-se de uma postura desumana, desreipeitosa, de muito mal gosto.
Beleza é beleza venha de onde vier ......
Tenha o peso que tiver !
O conceito de beleza, a forma  que esta sendo dada, colocada ou  tratada para sociedade  desrespeita  os sentimentos e valores  das pessoas.
So serve  oprimir, desqualifcar nosso potencial intelectual e político, criar esteriótipos racistas e principalmente segregadores .
Já rompemos com estes valores.
Estamos anos luz destas concepções.
Precisamos e continuar avaçando .
Não considerar pessoas que escrevem ou falam sobre o assunto "beleza" , olhando para o seu espelho o tempo todo, sem consultar  ninguem do que acha,  por medo do JULGAMENTO  . 



Mônica Aguiar


Mulheres dentre milhões,   que por si só já traduzem todo significado da beleza.
 Estas eu  invejo !




        

 

  


       




 
  



Nenhum comentário:

MAIS LIDAS