sábado, 1 de outubro de 2011

MULHERES AFRICANAS

A beleza, sabedoria e força de mulheres de diferentes países da África estão reveladas na exposição Mulheres Africanas, da artista plástica Surama Caggiano, que traz mais uma vez suas retratações femininas em obras de tamanho natural - entre 1,87 e 1,97 metros - complementando a exposição agora com novas obras também em painéis, novas cores e formas.
  A mostra, que já foi exposta em 2010 no Tu Mercado de Arte, Funarte e abriu o Novembro Negro, em Salvador, tem como objetivo estimular o reconhecimento e a identificação do povo brasileiro com suas origens africanas; fomentar a reflexão sobre o papel da mulher no mundo e na sociedade, principalmente, a mulher negra; valorizar a cultura e a arte afro-brasileira; incentivar o interesse pelo continente africano.
As obras são mosaicadas com a aplicação de CDs inutilizados, as cores adquiridas com a colagem de papéis de revistas e jornais, substituindo o mosaico tradicional.
A herança da cultura africana é mais um componente desta mostra que traz estampada, em cada obra, a simbologia da memória, música, dança, culinária e religião, entre outros símbolos que traduzem a postura da mulher africana, como as cores vibrantes em seus trajes e acessórios.

A  mostra também traz na abertura o texto do poeta baiano Fernando Coelho que elucida o significado das palavras Mulheres Africanas, escrito especialmente para a esta exposição. Em 2011, quando comemoramos o ano dos afro-descendentes, a exposição serve como uma homenagem a estas guerreiras mulheres, que são o espelho de nossa força e esperança para um mundo mais digno e justo, que todas as mulheres, possam ver um pouco de si mesmas em cada obra.

A artista plástica Surama Caggiano



SERVIÇOMulheres Africanas
De 04 de agosto a 04 de setembro de 2011.
Local - Reciclamundo Rua Canário, 1.292 - Moema - São Paulo /
SPTel. 011 5093 4326
www.reciclamundo.com.br



Fonte e foto: revistaraça

Nenhum comentário: