segunda-feira, 3 de junho de 2013

Primeira escola quilombola é inaugurada na Região dos Lagos do Rio


Escola fica em uma comunidade de São Pedro da Aldeia. 

Cerca de 450 crianças devem ser beneficiadas. 



A primeira escola quilombola da Região dos Lagos do Rio foi inaugurada no dia (28), em São Pedro da Aldeia. A unidade está instalada na comunidade da Caveira, no bairro Botafogo, uma área rural remanescente de escravos que foi reconhecida em 2004. 



Cerca de 450 crianças devem ser beneficiadas com a nova unidade. A escola vai ter turmas de ensino infantil e do primeiro segmento, com funcionamento em dois turnos. Ocurrículo também deve ser diferenciado, com conteúdo para valorizar a cultura negra. 



A estrutura possui seis salas de aula e uma de informática. A construção é resultado de uma parceria entre o governo federal e prefeitura, com um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão, recursos do programa ‘Brasil Quilombola’. 
Em São Pedro da Aldeia, 5.700 mil pessoas moram na em áreas rurais, entre elas, 13% nunca foram à escola. Pelo menos 120 crianças, entre três e cinco anos de idade, não estão na rede de ensino, mas, a partir da próxima segunda-feira (3), os pais podem matricular os filhos na nova unidade. 



Por orientação do Ministério da Educação, as turmas do 1º ao 5º anos só vão ser abertas em 2014, quando a unidade estiver em pleno funcionamento. 



Fonte: G1

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS