No dia (22) de junho, foi o dia que Dona Bela levantou a bandeira do seu reinado São João Batista e comemorou seus 110 anos. Nesta grande festa foi exibido documentário Os Mestres realizado pela AIC em parceria com a Cia Baobá Minas.
OS MESTRES
Nesse programa, a Rede Jovem de Cidadania conversou com três mestres ligados à cultura afro-brasileira, premiados pelo Prêmio Zumbi de Cultura no ano de 2010, realizado pela Cia Baobá de Dança - Minas.
A narrativa gira em torno de três trajetórias de vida diferentes, protagonizadas por pessoas de expressiva atuação cultural e social: Mãe Efigênia, Mestre Conga e Dona Bela.
Mãe Efigênia relata suas experiências como mãe de santo em um terreiro de Candomblé, no qual ela também acolhe crianças e realiza um trabalho de capoeira com elas.
Mestre Conga fala sobre a sua atuação na Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte e sobre o coletivo fundado para promover os novos projetos da Velha Guarda.
Dona Bela conta sobre sua atuação como Rainha da Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e São João Batista.
Em comum, os três falam sobre os significados da palavra mestre, e como se sentem ao serem reconhecidos e homenageados como tal.
Fonte: Ass. Imagem Comunitária / CIA BOABA
Nenhum comentário:
Postar um comentário