segunda-feira, 10 de junho de 2013

Festival Internacional de Cinema de Brasília terá 12 filmes na mostra competitiva

13 A 23 DE JUNHO/2013 . BRASÍLIA . DF - MUSEU DA REPÚBLICA  .  CINE CULTURA LIBERTY MALLA capital federal receberá, a partir de quinta-feira (13), o Festival Internacional de Cinema de Brasília – que usa a sigla Biff, do nome em inglês Brasília International Film Festival. O festival vai apresentar uma série de mostras temáticas, além da mostra competitiva. Nela, 12 filmes de várias partes do mundo concorrem a R$ 100 mil em prêmios.
Países como China, Turquia, Espanha e Senegal participam da mostra competitiva. Os filmes são inéditos no Brasil e serão exibidos no Auditório 1 do Museu da República, com reprises no Cine Cultura Liberty Mall. O festival também trará a chamada Sessão Grandes Pré-Estreias. Nela, serão exibidos, pela primeira vez no país, filmes de Bernardo Bertolucci (Eu e Você), Marco Bellochio (A Bela Que Dorme) e Sofia Coppola (Bling Ring – A Gangue de Hollywood).
Além da mostra competitiva, o festival traz mostras paralelas com temas específicos. Por exemplo, Krisis exibirá apenas filmes com enfoque em crises contemporâneas, como a tentativa do Haiti de se erguer após o terremoto de 2010, que devastou o país.
A mostra Mundo Animado apresenta animações de vários países, enquanto a Panorama África trará aos presentes apenas filmes do Continente Africano, como La Pirogue, sobre a tentativa de senegaleses de emigrar para as Ilhas Canárias, e Virgem Margarida, sobre a reeducação de prostitutas em Moçambique.
“O cinema tem a capacidade de revelar com bastante clareza a vida dos seus povos, de onde saem essas produções. O direito de conhecer a diversidade cultural do mundo deveria ser mais garantido a todos nós. No entanto, as televisões mostram pouco disso”, explica Nilson Rodrigues, diretor-geral do Biff 2013. Além da exibição de filmes, o festival promove seminários para debater questões relacionadas a cinema.
“Um grande festival se faz com grandes filmes e com grandes debates. Os seminários vêm fazer esse complemento. Teremos grandes debates sobre a questão da pouca possibilidade dos produtos sul-americanos. A gente pouco vê filme colombiano no Brasil e vice-versa, e assim com filmes de outros países do continente. Vamos discutir meios de integrar nossas cinematografia”, disse Rodrigues.
O Biff 2013 terá início no dia 13 e se encerra em 23 de junho. O Museu Nacional da República e o Cine Cultura Liberty Mall receberão o evento. A expectativa dos organizadores é que cerca de 20 mil pessoas frequentem as sessões do festival.
 Confira programação completa no site www.biffestival.com.

Fonte : EBC

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS