quinta-feira, 13 de junho de 2013

Abertas as inscrições para o Prêmio ODM Brasil


11/06 - Estão abertas as inscrições para o Prêmio ODM Brasil
Podem participar prefeituras municipais e organizações sociais como ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais
 

 
As boas práticas de prefeituras e organizações que ajudam a transformar o mundo num lugar melhor, podem concorrer ao Prêmio ODM Brasil, que reconhece as contribuições para o País alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A 5ª edição do prêmio está com inscrições abertas até o dia 02 de agosto. 

 
Podem participar prefeituras municipais e organizações sociais: ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da ODM. A cerimônia de premiação ocorrerá em 2014, em Brasília.
 
Os critérios utilizados para a escolha dos inscritos são: contribuição para o alcance dos ODM; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.
 
Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de Ministérios. Destes, 30 serão premiados e receberão um prêmio simbólico, em Brasília, além do reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM.
 
A coordenação do Prêmio ODM Brasil é da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade Nós Podemos.
 
Prêmio ODM Brasil - O prêmio foi lançado em 2004 para dar visibilidade e reconhecer projetos que ajudam o Brasil a cumprir as Metas do Milênio. O objetivo é incentivar, valorizar e reconhecer publicamente os esforços feitos pelas prefeituras e organizações da sociedade civil, além de subsidiar a construção de um banco de práticas que sirva de referência para a sociedade e para os gestores públicos.
 
Nas quatro edições anteriores foram apresentados 5.097 projetos, dos quais 80 foram premiados.
 
Objetivos do Milênio - Os ODM contemplam oito direitos básicos de cidadania e tratam de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida. Entre eles estão:
- Acabar com a fome e com a miséria;
- Educação básica de qualidade para todos;
- Igualdade entre os sexos e valorização da mulher;
- Reduzir a mortalidade infantil;
- Melhorar a saúde das gestantes;
- Combater a Aids,a malária e outras doenças;
- Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
- Todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.
 
 Fontes: Portal Brasil / SPM 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS