domingo, 23 de junho de 2013

Mostra Internacional Imagem dos Povos até 30 de junho

IMAGEM DOS POVOS
Começou dia (15/06), e vai até o dia 30/06, a oitava edição da Mostra Internacional Imagem dos Povos, que homenageia o cineasta e ator, Zózimo Bulbul. O evento, neste ano, é parte da programação cultural paralela à Copa das Confederações e se realiza em dois espaços da cidade de Belo Horizonte (MG), o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, e no Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Cultural Praça da Liberdade.
A Mostra, apoiada pela Fundação Cultural Palmares, expõe os efeitos da diáspora africana na cultura global. Serão exibidos 50 filmes, frutos de produções contemporâneas da África e das Américas, seguidos de seminários sobre produção audiovisual que discutem as ferramentas de co-produção, o acesso aos fundos de financiamento, assim como o impacto da nova ordem digital sobre a relação entre cinema e televisão, tanto do ponto de vista da linguagem como dos negócios.
Imagem dos Povos – Criada em 2005, a Mostra Imagem dos Povos está voltada para a promoção da diversidade cultural. O objetivo da iniciativa é democratizar o acesso aos conteúdos de qualidade e desenvolver ações de formação de público, para fortalecer as redes de produção, distribuição e exibição audiovisual que promovendo a tolerância, a consciência global e a circulação de produções regionais. O projeto segue ainda com o objetivo de consolidar uma rede de difusão do cinema com a diversidade cultural como característica.
Nesses 7 anos, a Mostra já exibiu mais de 700 filmes e esteve presente nos estados do Rio Grande do Sul, Recife, Amazonas e Minas Gerais e em países como Nova Zelândia, China, Japão e Índia, construindo um diagnóstico do estágio da produção negra nesses locais e identificando oportunidades de intercâmbio.
A alma de Zózimo: Bulbul, morto em janeiro deste ano, foi o primeiro protagonista negro de uma novela brasileira e manequim de uma grife de renome. Com a carreira dedicada ao resgate da africanidade por meio do cinema, criou o Centro Afro Carioca de Cinema, instituição comprometida com a divulgação de filmes de diretores africanos e afro-brasileiros, e com a realização de encontros e debates sobre o tema.
A estreia de Zózimo no cinema aconteceu em 1962 no filme “Cinco Vezes Favela”. Participou de mais de 30 produções, incluindo clássicos como “Terra em transe”, de Glauber Rocha”, “Compasso de espera”, de Antunes Filho” e “Grande sertão”, de Geraldo Santos Pereira. O filme mais conhecido, no entanto, é um documentário de 1988, intitulado “Abolição”, com entrevistas de personalidades sobre o centenário da abolição da escravatura no Brasil.
SERVIÇO
O quê?: Imagem dos Povos – Mostra Internacional de Cinema. Exibição de 50 filmes, com sessões comentadas, debates e workshops.
Quando?: Até o dia 30 de junho
Onde?:
15 a 30 de junho
Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro)
25 a 27 de junho
Memorial Minas Gerais – Vale (Pça. da Liberdade, s/nº, esquina com R. Gonçalves Dias – Savassi)
 Programação gratuita e maiores informações

Fonte: Fundação Palmares

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS