Por Mônica Aguiar
Os municípios mineiros com mais de 100 mil habitantes poderão passar a contar com Coordenadorias e Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial. Esta é a principal ação prevista no termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR) e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG, na última segunda-feira (03/06).
A parceria assinada pela Ministra da SEPPIR, Luiza Bairros, e pelo procurador-Geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, visa ao fortalecimento das políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial no Estado de Minas Gerais, a partir da implementação de ações conjuntas que assegurem a adesão do MPMG à campanha Igualdade Racial é pra Valer.
“O Ministério Público se agrega a uma série de parcerias que a SEPPIR mantém em Minas Gerais e essa iniciativa tem uma ação prioritária que visa estimular a criação de estruturas necessárias para a proposição e realização de ações pela promoção da igualdade racial. Isso reforça um convênio já existente entre a SEPPIR e o governo do estado no sentido de criar as condições para implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir, uma das mais importantes ações do Estatuto da Igualdade Racial”, explicou Luiza Bairros.
Na atividades diversas lideranças do movimento negro estiveram presentes entre elas destacam-se : Paulo Jorge Coordenador da RAÇA : Associação Estadual Direitos Humanos e Ambientais, Monica Aguiar Coordenadora Geral do Centro de Referencia de Cultura da Mulher Negra de Minas Gerais, Professor Ronaldo Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial / SOS Racismo, Rita Suely Movimento Negro de Cataguases, Marlucia Movimento Negro de Pompéu, Fernanda Sampaio Diretora da UGT MG.
Coordenadorias Municipais de Promoção da Igualdade presentes : Nova Lima e Belo Horizonte.
Segundo Clever Machado, no estado de Minas Gerais, 83 Municípios já aderiram ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial - FIPIR, sendo que apenas 10 destes criaram seus órgãos governamentais de promoção da igualdade racial, bem como seu respectivo Conselho. Objetivando proporcionar condições e mecanismos necessários para a criação e o fortalecimento de Órgãos Governamentais e Conselhos Municipais de Promoção da igualdade racial no Estado de Minas Gerais, a Coordenadoria Especial de Políticas Pró-Igualdade Racial, órgão subordinado à Subsecretaria de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social em parceria com a SEPPIR - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, irá capacitar gestores municipais para implementação da política de promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo. Os 73 Municípios selecionados para apoio neste projeto são os que aderiram ao FIPIR e ainda não criaram seus respectivos órgãos governamentais e/ou conselhos municipais de promoção da igualdade racial, terão apoio técnico para criação de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial em âmbito municipal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário