segunda-feira, 17 de junho de 2013

16 de junho : Dia da Criança Africana

O Dia da Criança Africana é celebrado todos os anos a 16 de Junho em memória às crianças negras do Soweto que, neste dia, em 1976, saíram à rua em protesto contra a falta de qualidade no ensino a que tinham acesso e para reivindicar o direito de aprender na sua própria língua.
 
Centenas de jovens (rapazes e moças),   foram mortos e, nas duas semanas de protesto que se seguiram, mais de 100 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas. 
Em memória às crianças mortas e dos manifestantes que com ela protestaram e também para chamar a atenção para a situação atual das crianças do continente, a Organização da União Africana (OUA) instituiu em Addis-Abeba, Etiópia, em 1991, o Dia da Criança Africana. 
 
Devido à data, o UNICEF apela à comunidade internacional que reconheça que as crianças são o principal recurso de África, pois são o futuro de África, e têm que se reconhecer e dar resposta aos enormes problemas que enfrentam, pobreza extrema, conflitos armados, malária, malnutrição e VIH/SIDA. 

 A violência sexual é um dos fatores responsáveis pela propagação do VIH/SIDA, que está a ter consequências devastadoras para as crianças, sobretudo na África sub-sahariana. 
A violação é sistematicamente usada como arma de guerra e a pobreza provocada pelos conflitos deixa quase sempre as mulheres e as jovens  sem nada.
 
Para muitas, vender sexo para sobreviver torna-se a única opção. As mulheres e as crianças que deixam as suas casas para fugir a conflitos armados tornam-se muito mais vulneráveis à violência, abusos e exploração que, por seu turno, aumentam o risco de infecção pelo VIH.  

Várias palestras e atividades recreativas, culturais, desportivas aconteceu no dia 16 em quase todo o país, para saudar o 16 de Junho, Dia da Criança Africana. 
 Para que as crianças tenham uma vida digna e feliz, foi aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a "Declaração dos Direitos da Criança” e que, em 1990, se tornou lei internacional.

Fonte: ANGOP

 
 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS