Entre os dias 5 e 8 de março aconteceu 6º Encontro Continental de Mulheres Indígenas das Américas”, no México. Este encontro teve como objetivo fortalecer a liderança e os saberes das mulheres indígenas para garantir sua participação política nos espaços de decisão na região.
Foi avaliado os avanços das ações desenvolvidas para a defesa dos direitos das mulheres indígenas quanto ao acesso à saúde, saúde sexual reprodutiva, infecção por HIV/AIDS e pobreza. Bem como configurou-se como um espaço de diálogo entre os movimentos de mulheres indígenas e afrodescendentes sobre as consequências da violência, do racismo, e da discriminação na vida das mulheres indígenas e negras.
“Essa experiência nos ajuda a conhecer melhor as reflexões, demandas e opiniões do movimento de mulheres indígenas da América Latina em relação aos temas tratados no encontro, entre eles a pobreza que é o tema central do nosso programa”, avaliou Ana Carolina Querino, que também é coordenadora do Programa Regional Gênero, Raça, Etnia e Pobreza.
Foto de CombateRacismoAmbiental ( Ilustrativa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário