quarta-feira, 16 de março de 2011

Sociedade Civil discute Plano Brasil-Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Étnica e Racial

Nos próximos dias 21, 23 e 24 de março, organizações das sociedades civisbrasileira e estadunidense se encontrarão para discutir o Plano de Ação ConjuntaBrasil-Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Étnica e Racial (JAPER).

O acordo diplomático, assinado pelos dois países em 2008, visa realizar açõesgovernamentais nas áreas de educação, saúde, cultura e comunicação, justiçaambiental e segurança pública. O Plano governamental, que ainda segue apassos lentos, deve ser impulsionado esse ano com a declaração da ONU deque 2011 é o Ano Mundial dos Afrodescendentes e a visita do presidente BarackObama que acontece nos próximos dias 19 e 20 em Brasília e no Rio de Janeiro.
Na pauta das reuniões, informes sobre a atuação da sociedade civil frente àsações governamentais do Plano e apresentação da versão inicial do portalJAPER, um espaço virtual colaborativo criado para monitoramento do Plano pororganizações sociais e que visa também facilitar o diálogo entre projetos sobre aquestão racial dos dois países. A expectativa é que as organizações presentespossam dar sugestões para o desenvolvimento final do site e que seja criado umcomitê editorial para produção de artigos e matérias. O portal pretende ser tambémum espaço para realização de conferências online com os segmentos sociaisenvolvidos com o JAPER nos dois países.
O primeiro encontro deve ocorrer na cidade do Rio de Janeiro, no dia 21 demarço, às 18h30, em local a definir. No dia 23, em Salvador, as organizações seencontrarão na Casa do Benin, Pelourinho, no mesmo horário. Já no dia 24, seráa vez da cidade de São Paulo quando as organizações se reunirão no Conselhode Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, no Centro. As reuniõessão abertas ao público em geral.
Para essas reuniões, foram convidados os professores e ativistas KimberleCrenshawn e Clarence Lusane, pontos focais para a sociedade civil do JAPERnos Estados Unidos, além de reconhecidos pesquisadores da questão racial.Kimberle é professora da Columbia University e um dos nomes mais importantesda "Teoria Crítica de Raça" nos EUA. É também fundadora do African AmericanPolicy Forum, um instituto dedicado a questão racial, justiça, gênero e direitoshumanos sediado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). JáClarence Lusane é Phd em Ciências Políticas pela Howard University e há maisde trinta anos escreve sobre direitos humanos, raça e relações internacionais.Clarence é autor do recém publicado livro “The Black History of The White House”sobre as relações raciais na política estadunidense.
Também foram convidados para os encontros os órgãos governamentaisenvolvidos com o Plano para falarem sobre seus planejamentos para o JAPER em2011, como a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial(SEPPIR) e Embaixada dos EUA. Para Altair Lira, coordenador geral da FederaçãoNacional das Associações de Pessoas com Doença Falciforme (FENAFAL) e umdos pontos focais da sociedade civil brasileira, este encontro será um importantemomento para articular o movimento negro em várias partes do país em tornodo JAPER “não somente para o conhecimento sobre o Plano Brasil-EUA, maspara ampliar a base de discussão do mesmo na sociedade. Este é o momento daanálise e discussão das propostas e uma ótima oportunidade de articulação socialentre grupos com interesses tão afins quanto a comunidade afro-brasileira e a afro-americana”.

O quê? Encontro da Sociedade Civil para discutir o Plano JAPER
Quando? 21, 23 e 24 de março nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo,respectivamente.
Horário? Sempre às 18h30
Informações: japerbrasil@gmail.com

Fonte : Instituto Midea e etica e Correio Nagô

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS