BAHIA- A coleção História Geral da África, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), será lançada em Salvador no dia 4 de abril, no auditório da Universidade Federal da Bahia, no bairro do Canela. Os oito volumes da obra já estão disponíveis online (acesse aqui) e estão sendo distribuídos pelo MEC (Ministério da Educação) para bibliotecas e instituições de ensino.
A edição da obra em português é fruto da parceria entre a Unesco e o governo brasileiro. Escrita por mais de 350 especialistas, dentre eles vários intelectuais africanos, "História Geral da África" foi lançada em 1981, após um audacioso trabalho de quase três décadas. É considerada um marco no estudo do continente por contar sua história sob uma perspectiva eminentemente africana e por demonstrar a existência de sociedades organizadas, complexas, e não apenas de estruturas tribais. Uma versão resumida da obra foi publicada no Brasil entre 1982 e 1985, mas está esgotada há muitos anos.
A coleção ajuda a preencher uma lacuna na formação dos educadores brasileiros, pouco voltada para o continente africano. Embora o ensino da História e Cultura Afro-brasileiras seja obrigatório nas escolas do país desde 2003, com a promulgação da Lei 10.639, poucos professores têm os conhecimentos necessários sobre história africana e são raras publicações em nível universitário.
O lançamento na Bahia tem apoio do Ceafro (Centro de Estudos Afro-orientais) da Universidade Federal da Bahia e do governo estadual.
Fonte : Gêneroraçaetnia
Nenhum comentário:
Postar um comentário