sexta-feira, 18 de março de 2011

Mulheres encorajadas a expor criações tecnológicas

Luanda – O director nacional para desenvolvimento tecnológico e inovação do Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, Gabriel Luís Miguel, encorajou hoje, em Luanda, os inventores e criadores nacionais, principalmente as mulheres, a publicarem os seus trabalhos, a fim de contribuírem no crescimento do país.
 Falando à imprensa, a propósito da apresentação do inventor da província de Benguela Alcino Gomes, que veio a Luanda registar os seus trabalhos no Instituto Angolano de Propriedade Industrial e na Direcção Nacional de Autores e Conexos, lembrou que a sua instituição tem aconselhado os autores a registarem as obras.
 “O Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia, como um dos representantes do departamento industrial, bem como o responsável das políticas do desenvolvimentos das tecnologias em Angola, tem feito, desde 2009, o cadastramento de inventores nacionais e das suas respectivas obras”, explicou.
 Para si, o acto serviu para o MESCT testemunhar as 97 obras feita pelo inventor Alcino Gomes, de modo a entender como estão as criações inventivas na província de Benguela e relembrou que os trabalhos neste sentido têm abrangência nacional.
 Acrescentou que o MESCT cadastrou 42 inventores e criadores até ao princípio deste ano, sendo cinco mulheres 37 homens, o que representa a nível de escolaridade dez porcento de formação básica, igual percentagem superior e 80 com formação média.
 De acordo com o responsável, o sector inventivo e inovador no país está bem, porquanto em Outubro de 2010 os jovens angolanos que representaram Angola na Alemanha foram distinguidos com medalhas de prata e bronze, na Feira Internacional sobre as Ideias-Invenções-Novos Produtos.
 Os jovens premiados na Alemanha apresentaram, entre outros, um protótipo de cofre remoto com leitura digital, criado por Inácio Augusto Simão, e um sistema de sucção e drenagem sem balão para pacientes com traqueoma, produzido por Hélder Silva.
 Hélder Silva apresentou ainda um mecanismo de aterragem de aviões quando apresentam problemas nos trens de aterrizagem, bem como um sistema automático para introdução de passageiros em transportes públicos sem necessidade de parar o transporte.
 No concurso da Alemanha foi também apresentado um software para assistir deficientes físicos (cegos e mudos), produzidos pelos jovens angolanos Hélder Ngonga Cabonde, Cerineu João Pegado Ginga, Jovenal Carlos Lunguenda, que também se fizeram presentes no evento.

Fonte : Angola PressFoto : Mulheres de Angola

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS