Ato ocorre no marco das celebrações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Programação tem ainda lançamento de vídeo, concurso literário, centro virtual, entre outras atrações
Buenos Aires- A Argentina é o primeiro país da América do Sul a organizar um ato de lançamento nacional da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. O evento acontecerá nesta quinta-feira (17/3), em Buenos Aires, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher, organizado pelo Conselho Nacional das Mulheres. A solenidade terá a presença do coordenador-residente das Nações Unidas na Argentina, Martín Santiago, e da representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, entre outras autoridades.
Após o seu lançamento global, ocorrido em 24 de fevereiro em Nova York, a ONU Mulheres segue para a etapa de lançamentos regionais e nacionais, estratégia para divulgação da entidade junto às sociedades e maior proximidade com os setores estratégicos. “É uma honra para nós fazermos o lançamento da ONU Mulheres na Argentina a convite do Conselho Nacional das Mulheres. Agradeço imensamente a todas as integrantes deste Conselho, na pessoa da sua presidenta, as autoridades, lideranças feministas e do movimento de mulheres que construíram este importante momento nas Nações Unidas, além dos diversos parceiros que a ONU Mulheres possui na Argentina”, diz a representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, ao destacar o trabalho integrado entre a ONU Mulheres e o Sistema das Nações Unidas na Argentina.
No Cone Sul, a entidade possui um escritório subregional sediado em Brasília e atende cinco países: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Na Argentina, a ONU Mulheres possui uma equipe-país na capital federal, para gerenciamento de programas e projetos executados com o governo e a sociedade civil, e técnica local em Rosário. No país, estão sendo desenhadas ações no marco das cinco áreas prioritárias da e ONU Mulheres: aumentar a liderança e a participação das mulheres; eliminar a violência contra as mulheres e meninas; aprimorar o empoderamento econômico das mulheres; colocar a igualdade de gênero no centro do planejamento e dos orçamentos de desenvolvimento nacional; e engajaras mulheres em todos os aspectos dos processos de paz de segurança.
Em visita ao país no início de março, a representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul realizou reuniões com a sociedade civil, representantes do governo e cooperação internacional para registrar idéias e propostas da Argentina para o primeiro planejamento global da ONU Mulheres.
Comemoração das mulheresAlém do lançamento da ONU Mulheres, a cerimônia terá a apresentação do Centro de Recursos Virtual Generar Igualdad, um portal que visa democratizar o acesso à informação, conhecimento e ferramentas para fortalecer a liderança das mulheres e avançar em políticas públicas com a perspectiva de gênero. Haverá ainda a apresentação da linha editorial de pesquisas para difusão de direitos e produção de estatísticas e o lançamento do I Concurso Literário Maria Elena Walsh “Das avós às/aos meninas/os, contos infantis não-sexistas”, que terá inscrições entre 15 de abril a 16 de julho.
O evento terá também a apresentação do vídeo “Violência midiática contra as mulheres na pauta publicitária” e a performance musical de encerramento do evento com a atriz e cantora Rita Cortese.
Atos em celebração ao Dia Internacional da Mulher
Data: 17 de março de 2011
Horário: das 14h às 16h
Local: Av. Rivadavia 325- Salón Auditorio Banco Nación – Buenos Aires (Argentina)
Fonte : ONU Mulheres
Nenhum comentário:
Postar um comentário