sábado, 19 de março de 2011

CURTA - Dez cidades para África

Dez Cidades para África, é um projeto para a divulgação das cinematografias de África em Espanha, iniciado 29 de Novembro de 2010 até a 1 de Abril de 2011, projetando o melhor do cinema africano. Um encontro inevitável para quem deseja conhecer o continente vizinho de um ponto de vista diferente.


O Cinenómada é um programa financiado pela Casa África e gerido por Al-Tarab, organizadora do Festival de Cinema Africano de Tarifa (FCAT), que tem como objetivo divulgar a produção cinematográfica do continente africano em Espanha.

O Cinenómada coloca à disposição de diferentes entidades uma ampla seleção de títulos procedentes das passadas edições do FCAT, legendados em espanhol, que é hoje a única oferta desta dimensão e género que existe em Espanha e que garante a realizadores e a produtores do continente africano alguns rendimentos, que, embora modestos, são frequentemente os únicos que obtêm.
É dirigido a associações, municípios, conselhos, universidades, centros culturais, cinematecas, museus e qualquer tipo de organismo ou instituição interessada na promoção do cinema africano. Com o Cinenómada consegue-se difundir ao longo de todo o ano um cinema que, de outra forma, continuaria a estar concentrado exclusivamente em festivais especializados.

As Dez cidades em questão são Valladolid, Logroño, Barcelona, Burgos, Palma de Mallorca, Vigo, Casares, Madrid, Valença e Córdoba. Em cada cidade serão projectados durante dois dias os melhores filmes da passada edição do Festival de Cinema Africano de Tarifa, todos eles vencedores de distintos galardões.
Em cada cidade a programação será a mesma:
Primeiro dia:
  • Lezare (Por hoje) de Zelalem Woldemariam, Etiópia, 14 minutos, V.O. amárico com legendas em castelhano.
  • Les larmes de l’émigration (As lágrimas da emigração) de Alassane Diago, Senegal/França, 79 minutos, V.O. peul com legendas em castelhano.
Segundo dia:
  • Nous aussi avons marché sur la lune (Também nós pisamos a Lua), RDC/Argélia, 16 minutos, V.O. francês com legendas em castelhano.
  • Atletu (O Atleta) de Rasselas Lakew e Davey Frankel, Etiópia/EEUU/Alemanha, 93 minutos, V.O. amárico e inglês com legendas em castelhano.

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS