terça-feira, 15 de março de 2011

Cândida Teixeira aposta na Ciência

O Executivo dedicou este ano grande parte do orçamento do Programa de Investimentos Públicos na aquisição de bibliografias e no apetrechamento dos laboratórios universitários, anunciou ontem, em Luanda, a ministra do Ensino Superior e Ciência e Tecnologia, Maria de Cândida Teixeira.
Esta opção, segundo explicou, é prova do empenho do Executivo no desenvolvimento do ensino superior no país. A ministra, que falava durante a visita efectuada aos laboratórios de Química da Faculdade de Ciências, no quadro da abertura oficial do Ano Internacional de Química, disse que com a possibilidade que o Executivo está a dar ao Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia as condições dos laboratórios universitários serão melhoradas.
"Muitos destes laboratórios são antigos, foram implementados no tempo colonial, e carecem de reparações profundas e apetrechamento com tecnologia de ponta, para que os profissionais das ciências exactas como a Química possam acompanhar o desenvolvimento científico do mundo", disse.
Segundo Cândida Teixeira, o curso de Química é muito importante para o desenvolvimento socio-económico do país, porque sem ela as indústrias em qualquer parte do mundo estariam paralisadas. Salientou, ainda, que o facto do curso de Química ter uma componente acentuada de Matemática faz com que muitos alunos optem por cursos ligados às ciências sociais, por considerarem as ciências exactas difíceis de se entender. Por isso, prosseguiu a ministra, os professores das cadeiras práticas devem ministrar as aulas incentivando os mais novos a gostarem, preferencialmente, das ciências exactas.
Na ocasião, o ministro da Educação, Pinda Simão, disse que os químicos, como todos os outros cientistas, devem continuar a trabalhar no sentido de apoiar as acções de aplicação e implementação do ensino para todos, por forma a atingirem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio relativos à Educação, saber científico e desenvolvimento socio-económico.
Pinda Simão reconheceu que a Química é essencialmente uma ciência experimental, por isso defendeu que as aulas devem ser ministradas no sentido de formar verdadeiros profissionais do ramo em qualquer nível de ensino. 
O Curso de Química na Faculdade de Ciências tem quatro laboratórios: o de Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica, Química Analítica e o de Química e Física.

Fonte : Jornal Angola

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS