quarta-feira, 2 de março de 2011

Conen Bahia pede audiências

   A Coordenação Nacional de Entidades Negras – Conen, entregou nesta ultima sexta-feira dia 24/02  uma série de ofícios solicitando audiências com as secretarias estaduais do governo da Bahia, estes ofícios tem como intuito discutir junto aos atuais gestores temas centrais para o desenvolvimento da população negra no estado .
Tendo como foco as secretarias de Segurança Publica, Educação, Planejamento ,Cidadania, Diretos Humanos , Saúde , Cultura, e Turismo. A Conen entende que estas secretarias são importantes pela necessidade de tranversalizar o debate com as mesmas, e por estas desenvolverem politicas que atingem de forma direta ao povo negro baiano.
A organização avalia que a primeira gestão do governo Wagner, foi de fundamental importância para a diminuição da desigualdade racial numa perspectiva de que estamos a mais de 500 anos sem qualquer politica que mude de fato a realidade deste segmento social. Diante disto a criação da Sepromi e a atuação da Sedes sem dúvida, contribuíram muito para o desenvolvimento destas politicas. Mas ainda não é o ideal .Neste segundo mandato é preciso que haja avanços mas concretos e efetivos para a população nos diversos setores, informa a organização.
A Conen entende que é preciso debater com estes gestores, questões ainda não resolvidas a exemplo das reivindicações antigas do Movimento Negro na segurança pública .Em especial, a Conen pretende discutir com os gestores, o formato das Unidades de Polícia Pacificadora- UPP’s, e os casos de intolerância religiosa ocorridos na Bahia .
Para um dos Coordenadores da Conen Cristiano Lima “ Os modelo das UPP’s do Rio de Janeiro não avança para uma consolidação da extinção do crime organizado e acaba tendo como objetivo central a limpeza étnica, nesses modos é impossível a implantação da mesma aqui em Salvador ”Conclui .A Conen fica então no aguardo destas audiências para que assim possamos de fato construir uma Bahia de todos nós com direito pleno a todos e todas finalizou Lima.

Fonte : ciranda .net

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS