sexta-feira, 4 de março de 2011

Criadas associações de combate à pobreza

AFRICA / BEMBE - A criação de cooperativas e associações de camponeses, artesãos, pedreiros, carpinteiros e outros que possam contribuir para o fomento do programa de criação de rendimentos, constitui uma prioridade do sector da Assistência e Reinserção Social (MINARS), com vista ao combate à fome e à pobreza no município do Bembe, província do Uíge.
O chefe da área municipal da Assistência e Reinserção Social, Agostinho Teca, informou que a instituição está a distribuir às famílias locais, desde o princípio do ano, instrumentos de trabalho, como enxadas, catanas, picaretas, machadas, além de sementes.
Esta acção tem por objectivo acelerar e cumprir as obrigações expressas no programa de combate à fome e à pobreza no seio das populações locais.
Em 2011, o MINARS prevê construir três novos centros infantis comunitários nas localidades de Kulo, Bonde e Kinganga para albergar crianças com menos de cinco anos. Nesta altura, o único centro infantil a funcionar, na comuna de Lucunga, tem 127 crianças matriculadas.
No ano passado, a secção municipal do MINARS criou três associações agrícolas, de 25 elementos cada, nas localidades de Kinganga e Bonde, sendo a maior parte deles angolanos expulsos da República Democrática do Congo e realojados nestas localidades, onde produzem mandioca, batata-doce, feijão, amendoim (ginguba), batata rena e hortícolas.
Em 2010, pelo menos 250 chefes de famílias realojadas na sede municipal do Bembe e na comuna do Lucunga receberam 3.500 folhas de chapa de zinco, além de enxadas, catanas, picaretas, machados, entre outros instrumentos.
O Minars assistiu ainda 260 idosos com bens diversos, como arroz, massa alimentar, sabão, óleo alimentar, cobertores e roupa usada. Deste número de idosos, apoiou 45 mais velhos, que ainda estão fisicamente bem e foram agora integrados nas associações de criação de trabalho e rendimento.
O objectivo, segundo o responsável, é fazer com que haja fomento da produção de diversos instrumentos tradicionais, como vassouras, cestos e panelas de barro.
O município do Bembe fica a cerca de 135 quilómetros a norte da cidade do Uíge. Possui duas comunas (Lucunga e Quimaria), 19 regedorias, 118 aldeias e uma população estimada em mais de 40 mil habitantes.
Produtos como a mandioca, banana, batata-doce e rena, ginguba, laranja, abacaxi, feijão, milho, café e horticulturas são os mais cultivados na região.

Fonte : Noticias sapo

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS