Ação integra o Plano Brasil Sem Miséria e conta com investimento de R$ 5,6 milhões
Mais de 1,9 mil mulheres rurais dos estados do Amazonas, Bahia, Rondônia, Pará e Piauí que vivem em situação de pobreza extrema terão orientação por meio dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a partir de janeiro de 2013. Para isso, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou, na última quinta-feira (11/10), uma chamada pública para selecionar entidades que prestem esses serviços de Ater, exclusivamente, a mulheres agricultoras familiares, extrativistas e/ou pescadoras artesanais (e suas organizações produtivas), pelo período de 24 meses. A ação integra o Plano Brasil Sem Miséria e terá um investimento de R$ 5,6 milhões.
As entidades que desejam participar têm até 10 de novembro para enviar ao MDA as propostas, via Sedex. Podem participar instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos e que estejam em situação regular perante o Sistema de Cadastramento de Fornecedores (Sicaf) e o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Para ser selecionada, a empresa deve ter experiência em Ater nos últimos dez anos, qualidade na proposta técnica e experiência e composição da equipe técnica executora.
Etapas - A Chamada Pública prevê 13 etapas durante sua execução, que vão desde a mobilização e identificação das mulheres para a participação em mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e organização de oficinas para acesso a políticas públicas até visitas técnicas e projetos de acesso a ações como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Além de levar capacitação, serviço e orientação, a chamada também possibilita o contato com outras políticas públicas, fazendo a ponte entre essas mulheres e o acesso à cidadania, aos canais de comercialização, à qualificação da produção e outras coisas”, afirma a diretora de Políticas para Mulheres Rurais, Karla Hora.
Fonte e texto : Comunicação Social SPM
Fonte e texto : Comunicação Social SPM
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