quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

I Semana de Formação dos Profissionais da Educação de São Carlos

Pesquisadores do Neab/UFScar ministrarão minicurso na I Semana de Formação dos Profissionais da Educação (Secretaria de Educação/Prefeitura de São Carlos)
O minicurso “Educação para as Relações Étnicorraciais” tem carga horária de 30h e acontece de 2 a 9 de fevereiro.
Os pesquisadores do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) da UFSCar foram convidados para ministrar o minicurso durante a I Semana de Formação dos Profissionais da Educação de São Carlos, evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
As atividades são destinadas exclusivamente aos servidores da SME e professores municipais de São Carlos.
O minicurso “Educação para as Relações Étnicorraciais” será ministrado pelo professor do Departamento de Sociologia da UFSCar, Valter Silvério, coordenador do NEAB, e pelas pesquisadoras do Núcleo, Thais Madeira e Érica Kawakami. O curso aborda as seguintes temáticas: concepções de diversidade e diversidade étnicorracial no Brasil; a luta dos negros no Brasil; e a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Este último tema resgata a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica, política e cultural pertinentes à História do Brasil, bem como sua contribuição para o desenvolvimento do país.
São Carlos é um dos municípios signatários do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) aos ditames dos artigos 205 e 206 da II Constituição Federal, bem como da Lei 10.639/2003, que introduziu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira no País.
 O TAC foi proposto junto ao Ministério Público Federal, obrigando os municípios a cumprirem as determinações legais. Além do minicurso a ser realizado em São Carlos o NEAB será responsável pela formação, por meio de cursos de Aperfeiçoamento, dos professores dos municípios signatários do TAC.
 
fonte: Africas

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS