segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Parteiras tradicionais do Ambriz concluem formação


Quarenta parteiras tradicionais do município do Ambriz, província do Bengo, concluíram hoje, sexta-feira, com êxito na sede municipal uma formação técnico profissional, iniciada no dia 15 de Fevereiro deste ano.
 Durante a acção formativa, as parteiras tradicionais receberam conhecimentos sobre saúde pública, higiene, saneamento básico e actualizaram conhecimentos sobre a assistência materno-infantil, de forma a realizarem partos normais nas zonas rurais.
 Para melhorar o seu desempenho, as parteiras tradicionais receberam kits de trabalho e fogões a petróleo.
 Na sua mensagem, as parteiras agradeceram pela formação que lhes foi proporcionada, augurando que a mesma se reflicta na redução da taxa de mortalidade materno-infantil daquela circunscrição.
 Em declarações à Angop, a directora provincial da Família e Promoção da Mulher, Joana Pinto, disse que a formação das parteiras tradicionais é tão relevante porquanto lhes permite cooperar com o Governo no melhoramento da assistência materno-infantil aos habitantes da região, sobretudo lá onde não existem os referidos serviços.
 
De acordo com a responsável, pretende-se realizar na primeira quinzena de Março uma segunda acção formativa que abrangerá as parteiras do interior do município do Ambriz.
 
O curso de superação para parteiras tradicionais foi promovido pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher.
 
 
 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS