quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Entrega dos prémios da Cabo Verde Music Award


 Os artistas soul e pop Dino e Virgul são outros artistas que irão actuar na Gala de entrega dos prémios da Cabo Verde Music Award, agendada para o dia 12 de Março na Assembleia Nacional. A divulgação chega depois do anúncio da actuação da diva da marabenta moçambicana Neyma, no evento

Dino e Virgul são os líderes do grupo português house/soul /pop Nu Soul Family, vencedores do Europe Music Award 2010 da MTV para Best Portuguese Act. O grupo começou a conquistar o sucesso em 2010 com o primeiro disco Never too late to Dance e número 1 nos tops nacionais portugueses com o single,This is For My People.
Dino, que também vai actuar com a cabo-verdiana Joceline Medina em São Vicente, Santo Antão e Santiago, respectivamente, é descendente de cabo-verdianos e tornou-se conhecido depois que participou no Programa Operação Triunfo da RTP. Em seguida tornou-se vocalista do grupo Dino & The Soul Motion e ainda colabora com os Expensive Soul. A solo, Dino está a preparar o segundo disco que trará composições em crioulo e em português.
Já Virgul é descendente de angolanos, foi vocalista do grupo Da Weasel e agora aposta em projectos de reggae, gospel, pop e house com os Nu Soul Family.
Os jovens são convidados como sendo vozes - símbolo dos novos sons da lusofonia e como duas personalidades fortes que virão enriquecer o evento, através da popularidade das suas canções e do estilo que revelam em palco.

Prémio acção social
Outro prémio que vai ser atribuído é o de Acção Social e a galardoada vai ser a cantora Maria de Barros. O galardão visa distinguir artistas pelas suas acções em prol de causas nobres.
Maria de Barros associou-se à Associação Cabo-verdiana de Deficientes (ACD)  há cerca de dois anos e desde aí tem sido uma madrinha desta entidade procurando angariar fundos e reunir meios para apoiar os deficientes de Cabo Verde.
Por sua iniciativa já conseguiu mobilizar vários beneméritos, emigrantes nos Estados Unidos que têm feito algumas doações de bens à ACD.
Também ela tem sido a madrinha do espectáculo Teleton. Umconcerto musical que acontece anualmente e que é uma importante fonte de rendimento para a ACD, daí o motivo de reconhecer o trabalho que a artista vem desenvolvendo em prol dos mais desfavorecidos.

Nomeados/categorias
Por enquanto decorrem as votações populares para as categorias de: Melhor Voz Feminina, Melhor Voz Masculina, Melhor Dj/Animador e Melhor Música do Ano.
Os participantes podem votar em Cabo Verde por SMS, através do 4150, ou na Internet no site oficial dos CVMA. Estão também disponíveis linhas de telefone fixo em Portugal. De acordo com os promotores do evento, diariamente recebem centenas de votos.
No total são 72 nomeações, e 37 artistas inscritos em 18 categorias. Mayra Andrade, Lura, Beto Dias e Cordas do Sol são os líderes de nomeações com 5 nomeações cada.Já Suzanna Lubrano, Nelson Freitas e Maria de Barros foram nomeados em 4 categorias.
Segundo a organização a embaixadora da música de Cabo Verde, Cesária Évora não é candidata a nenhuma categoria, mas vai ter honras de homenagem especial. Isso porque a organização considera que Cise, por todo o seu historial, pela abertura das portas internacionais para a música cabo-verdiana e por tudo o que tem feito em prol da cultura merece um lugar de destaque nesta primeira gala e logo não deverá ser submetida a votações.

(Com informações da organização dos CVMA).


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS