sábado, 30 de março de 2013

Seminário Internacional Brasil-EUA sobre o Empoderamento de Meninas


Cerca de 80 adolescentes, com idade entre 13 e 17 anos, discutirão estratégias para garantir os direitos humanos de meninas por meio da autonomia e da participação. A abertura oficial, em 3 de abril, reunirá a ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República) e a secretária-executiva Lourdes Bandeira (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República), além do embaixador  dos EUA no Brasil, Thomas Shannon


Adolescentes empoderadas para reduzir as suas vulnerabilidades quanto à violação de direitos.  Esse é o ponto de partida do Seminário Internacional Brasil-EUA sobre o Empoderamento de Meninas que acontecerá de 2 a 4 de abril no Rio de Janeiro. Participarão cerca de 80 adolescentes, com idades entre 13 e 17 anos. São esperadas meninas de várias partes do Brasil e dos EUA, além de Chile, México e Uruguai.

Em 3 de abril, as jovens ativistas das Américas vão dialogar com representantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos sobre as políticas públicas voltadas à adolescência com recorte de gênero. Na abertura oficial do encontro, a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), e a secretária-executiva Lourdes Bandeira, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), participarão do debate. A mesa será composta pelas ministras e pelo embaixador Thomas Shannon dos Estados Unidos América, e por Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil.

Ao longo dos três dias de seminário, as adolescentes discutirão trabalho, política, direitos humanos, autoproteção, esporte e mídia, tendo como elementos de referência a liderança que exercem em suas comunidades, escolas e iniciativas de desenvolvimento social. As meninas também participarão da pesquisa “Meu Mundo”, uma consulta global da ONU para identificar quais as prioridades para fazer um mundo melhor. 

Durante o evento, as meninas conversarão com a diretora da ONU responsável pela campanha dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Corinne Woods. Entre as participantes brasileiras estão meninas quilombolas, indígenas, adolescentes do Semiárido, da Amazônia e de comunidades populares dos grandes centros urbanos. Todas as meninas estão envolvidas em atividades relacionadas aos direitos das mulheres, enfrentamento ao racismo, protagonismo juvenil, saúde, sexualidade, meio ambiente e novas tecnologias.

O evento tem por objetivo promover o direito de crianças e adolescentes à participação em todos os espaços da vida pública, por meio da troca de experiências entre as adolescentes e gestores e gestoras dos países organizadores (Brasil e Estados Unidos) e dos países convidados. Esta é uma oportunidade para escutar de maneira qualificada esse público e compreender quais os principais desafios e oportunidades que se colocam na vida das meninas para o seu desenvolvimento. O seminário também procura promover o intercâmbio de experiências, acúmulo cultural e informações sobre iniciativas inovadoras para o empoderamento de meninas, além de propiciar trocas entre as gestões públicas dos países envolvidos, a fim de colaborar no processo de formulação de políticas.

Promovido pela SPM, SDH e pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o encontro tem apoio do UNICEF, Ashoka, Partners of the Americas e IIDAC e CAIXA. 

Relação bilateral – A parceria Brasil-Estados Unidos no campo dos direitos de crianças e adolescentes teve início, em 2008, com evento paralelo à reunião da Assembleia Geral da ONU. Três anos depois, em visita oficial do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil, a agenda bilateral se consolidou. Em 2012, em missão da então secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton e da embaixadora Melanne Verveer, ao Brasil, a cooperação foi reforçada e resultou na organização do Seminário Internacional Brasil-EUA sobre o Empoderamento de Meninas.

Seminário Internacional Brasil-EUA sobre o Empoderamento de Meninas
Data: de 2 a 4 de abril de 2013
Horário: 16h (abertura oficial no dia 3 de abril)
Local: Hotel Windsor Guanabara (Av. Pres. Vargas, 392 – Centro) - Rio de Janeiro/RJ
Momento com a imprensa: 3 de abril, às 17h, após abertura oficial


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS