quarta-feira, 6 de março de 2013

Primeiro presidente negro do TST toma posse é Mineiro da Cidade de Pedro Leopoldo

O primeiro presidente negro do Tribunal Superior do Trabalho,
Carlos Alberto Reis de Paulo, cumprimenta Joaquim Barbos,
presidente do Supremo Tribunal Federal

 O ministro Carlos Alberto Reis de Paula assumiu ontem (5) a presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o próximo biênio. Ele é o trigésimo presidente da corte e o primeiro negro a assumir o cargo. A vice-presidência ficará com Antônio José de Barros Levenhagen e a corregedoria-geral com Ives Gandra da Silva Martins Filho.
A cerimônia reuniu representantes dos Três Poderes, como a president da República, Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),Joaquim Barbosa. Essa é a primeira vez que um presidente da República participa da posse presidencial no TST.
Natural de Pedro Leopoldo (MG), que fica na região metropolitana de Belo Horizonte, o novo presidente do TST é juiz de carreira desde 1979. Segundo informações do tribunal, Carlos Alberto defende a conciliação para solução dos conflitos trabalhistas e dará prioridade à consolidação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho, sistema informatizado que interliga tribunais e permite mais rapidez na tramitação dos processos.
O ministro não irá concluir o mandato, pois irá aposentar compulsoriamente ao completar 70 anos em fevereiro de 2014. Carlos Alberto chegou ao TST em 1998, nomeado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele foi o primeiro negro a integrar uma corte superior. Joaquim Barbosa assumiu apenas em 2003 no Supremo.

Fonte, foto e texto : Exame 

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS