por Mônica Aguiar
A maquiagem tem como objetivo, realçar o que você tem e acha mais belo no rosto.
A mulher negra, tem seu estilo e charme todo especial, além claro, de tipos de pele e feições bem especificas .
Há algum tempo atrás, a indústria de cosmético, ignorava esta diversidade e produziam maquiagens, apenas para mulheres brancas e morenas, resultado, era uma verdadeira “saia justa” uma mulher negra se maquiar, sem ficar com rosto diferente dos seus traços étnicos .
Encontrar: Um pó compacto, base ou corretivo que correspondesse com perfeição ao seu tom de pele, para Negras era uma verdadeira MISSÃO IMPOSSÍVEL!
Até que enfim, algumas marcas inteligentemente, perceberam que esse é um mercado lucrativo, que precisava de uma atenção especial tonando possível o sonho de adquirir excelentes produtos, tanto nacionais quanto impostados cabendo dentro de seu orçamento .
Para alguns especialistas, a maquiagem para mulheres negras, seguem alguns critérios, porque a pele das brasileiras podem ser: dourada, acinzentada, que são as que têm o brilho da pele mais esbranquiçada; além das rosadas.
Bem como, alguns tons que variam do negro mais claro, como a pela da atriz Camila Pitanga, ao negro mais escuro, como a da Isabel Filardis
Mas devemos aqui fazer algumas considerações :
Muitos/as maquiadores/as e sites especializados, afirmam que mulheres negras não devem usar sombras azuis, verdes, rosas, cinzas ou brancas. Outros/as são categóricos/as em dizer que essas cores são perfeitas para essas peles.
Aqui entra novamente, a questão do bom senso e da tonalidade de sua pele. Algumas ficam absolutamente lindas com sombras azuis, verdes ou rosas.
O mesmo acontece com os batons. Beringela, vinho, vermelhos e rosas não são uma unanimidade.
Na verdade a função de um site de moda, deveria ser a de informar você, o que tem à disposição no mercado, e como usar esses produtos. A partir daí, é você quem se inspira, experimenta e vê o que combina com seu jeito e estilo.
Da mesma forma que sombras terracota, marrom e coral; batons nude, chocolate ou rosa queimado, te deixa numa zona de conforto (Você vai ter que se esforçar muito para errar a mão usando essas cores!)
E ousar também é importante.
Mulher Negra, não tenha medo de OUSAR!
Por tanto ouse !
Libere dos padrões e conceitos que até a pouco reprimia nossa forma de ser .
Ousar não significa que você esta sendo vulgarmente extravagante.
Não deixe de apresentar a mulher capaz de definições sérias, forte e sólidas, suficiente pronta para enfrentar conceitos conservadores de uma sociedade preconceituosa e patriarcal .
Seja Você livre e feliz!
Add caption |
Fonte : Achic
2 comentários:
Legal Mônica, quanta fineza nestas negras maravilhosas!!!!
Lindo o teu blogger... Vamos linkar no nosso blogger!
beijoca
Amei a matéria, como você passeou delicadamente em uma das áreas que a beleza negra vem conquistando a cada dia. Gostei das dicas, as modelos, tudo lindo. Parabens, com todo respeito vou publicar isso na minha pagina, divulgando todas aprendem e dividem experiencia.
Postar um comentário