terça-feira, 31 de julho de 2012

LUANDA SE DESTACA NA OLIMPIADAS DA MATEMATICA NO BRASIL


Ministro da Educação exibe uma das medalhas conquistadaLuanda - O ministro da Educação, Pinda Simão, recebeu nesta segunda-feira,  em  Luanda, três dos quatro participantes  angolanos às Olimpíadas Internacionais de Matemática,  que aconteceu de 20 a 28 de Julho, na Universidade Federal da Bahia, na República do Brasil.
Entre os participantes recebidos em audiência, encontra-se Pedro David, da Huíla, que obteve  medalha de prata, Santa Daniel, da província de Malanje, com uma de bronze,  e Ericson Domingos e Quiesse Silva, ambos de Luanda, sem medalha.
Na ocasião, o ministro manifestou a sua satisfação pelo feito alcançado pelos alunos angolanos que, apesar de terem efectuado uma participação inédita com duas medalhas alcançadas, “representaram um orgulho para o país”.
De acordo com o governante, Angola começou a realizar nos últimos dois anos (2010-2011) às suas Olimpíadas Nacionais de onde saíram os referidos participantes e “ é muito positivo observar a evolução deles num outro contexto, onde puderam mostrar internacionalmente o nível de habilidade que em matemática”, sublinhou.
Para Pinda Simão, “a Matemática é uma ciências de base que é fundamental para a vida, ajuda a contribuir para o desenvolvimento económico, social e, sobretudo, tecnológico, daí que onde existe o domínio da matéria fica tudo mais facilitado ”, referiu.
A interacção com pessoas inseridas noutros sistemas de ensino foi igualmente apontado pelo ministro como uma mais-valia para os participantes angolanos nas referidas Olimpíadas, tendo aproveitado a ocasião para felicitar os jovens pelas medalhas alcançadas, apesar de não terem conquistado a medalha de ouro.
Entretanto, disse o ministro, com o referido feito, fica marcado o início de uma nova caminhada para os referidos elementos, tendo em conta a experiência adquirida que os poderá levar a obter melhores resultados em próximas edições.
Os participantes ás Olimpíadas, todos com 15 anos de idade e alunos da 10 classe do II Ciclo, foram acompanhado da audiência pela representante do Ministério da Educação que esteve no Brasil, Gloria da Gama.
Participaram nas referidas Olimpíadas Internacionais representantes de sete Estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre os quais Angola, Moçambique, São Tomé, Cabo Verde, Timor Leste o Brasil e Portugal.  
A República do Brasil obteve três medalhas de ouro e uma de bronze, Portugal ficou com uma de ouro e três de prata, Angola com uma de prata e igual número de bronze, Moçambique e Timor Leste com uma de bronze cada, São Tomé e Cabo  Verde, com três e duas de bronze, respectivamente. 

Fonte: ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS