sexta-feira, 13 de julho de 2012

CUIDANDO DE VOCÊ - PELE NEGRA




Por Mônica Aguiar 


Mulheres Negras devem comemorar pela pele maravilhosa que tem . Somos privilegiadas por natureza .
 Presente de Deusas !
A pele negra possui muito mais vantagens do que a pele clara,  suas vantagens se iniciam pela grande quantidade de melanina é mais resistente aos efeitos do envelhecimento. 
No entanto, quando se fala em tratamentos estéticos, a pele negra tem necessidade de atenção redobrada, pois caso não seja bem preparada antes e após cada procedimento, a pele pode sofrer alguns danos. De acordo com especialistas, quando a pele negra sofre algum tipo de agressão há a ativação da melanina e do colágeno, o que pode resultar no aparecimento de manchas escuras e cicatrizes. Mas isso não quer dizer que você não deva pensar em fazer algum procedimento estético, e sim para que você tome cuidado para evitar problemas maiores. 

Muitas mulheres não sabem, mas as negras contam com um grande teor de elasticidade da pele e como as pernas consequentemente são mais firmes. Apesar de vários sites de beleza deixar pairar que todas as mulheres negras tem a  pele oleosa, isto não é uma verdade absoluta ou na totalidade, somos diferentes e temos especificidades e nossa   pele pode  se apresentar como mista,  normal ou seca também .  
Todas independente do grupo etnico/racial têm diferentes tonalidades de cor pelo corpo,  isso ocorre porque a distribuição de células de pigmento no corpo não é uniforme para ninguém. 
No entanto, apesar da resistência,  a pele negra não dispensa cuidados gerais e específicos. 
Apresento algumas sugestões  que você poderá seguir para se manter maravilhosa :

Primeiramente, é  muito  importante determinar a característica de sua  pele antes de usar qualquer creme ou tratamento em casa.
-Ao acordar, procure fazer a limpeza da pele, lavando o rosto com um sabonete adequado.O uso de cremes deve ser algo feito com produtos específicos. Fique atento, pois nem todos os produtos servem para cuidar das características próprias da pele negra.


-A pele negra  possui maiores chances de manchar, então, não saia de casa sem aplicar um bom protetor solar, o qual deve ser específico para o rosto e de acordo com o seu tipo de pele.

- Mesmo que a pele negra seja considerada um protetor solar natural, utilize sempre  filtro de proteção solar 8 no dia a dia (a partir de 15 na praia), ou pelo uso de bloqueadores físicos, como é o caso de chapéus e bonés. 

-Dê preferência a produtos oil free,ou seja, sem óleo ou filtros solares em gel para não estimular  o aumento da oleosidade no rosto.
-Antes de se deitar, procure lavar mais uma vez a face com sabonete e em seguida aplicar o adstringente, e termine esta última tarefa diária para com o rosto aplicando um creme hidratante que tenha em sua fórmula hidroxiácidos o vitamina C. Este processo deve ser rigorosamente cumprido quando houver maquiagem visto que se não for bem retirada provocará oleosidade e até o surgimento de manchas no rosto.

- A hidratação do corpo é fundamental para evitar o ressecamento excessivo. A hidratação regular ajuda a restabelecer a umidade natural da pele e, por sua vez, a sua tonalidade. 

- Evitar depilações (pelos encravados) ou raspar os pelos que irritem a pele. Para evitar eventuais manchas, o processo de depilação não pode ser feito de forma traumática.

- Evitar banhos muito longos e quentes, usar loção hidratante em seguida e, curiosamente, não exagerar no uso do sabonete.
Banhos com produtos à base de óleo de uva ou avelã garantem uma boa hidratação.

-Ter uma boa alimentação é o fator mais importante no processo de cuidados. Alimentos ricos em fibras, frutas ou legumes são fortes aliados para a saúde da sua pele. Consumo de água e sucos de frutas visto que é uma necessidade básica do corpo para garantir sua saúde.


Nenhum comentário:

MAIS LIDAS