terça-feira, 5 de julho de 2011

Parteiras tradicionais do Dande recebem kits de trabalho

Caxito - Vinte e cinco parteiras tradicionais do município do Dande, província do Bengo, receberam kits de trabalho para melhorar a assistência de partos domiciliários. A entrega de kits ocorreu no final de uma formação destinada à melhoria da sua actividade laboral.
 O seminário, promovido pela repartição municipal da saúde do Dande, contribuirá para a redução das taxas de mortalidade materno infantil e pré-natal e aumentar a cobertura de atendimento de mulheres grávidas no domicílio.
 No encerramento, o chefe da secretaria da administração municipal do Dande, Sebastião Garcia André, agradeceu o empenho das parteiras tradicionais na acção formativa, sublinhando que elas merecem um incentivo pois a actividade que exercem acarreta vários riscos.
 Apelou as parteiras tradicionais no sentido de materializarem tudo aquilo que aprenderam durante a acção formativa, sobretudo os cuidados primeiros de saúde.
 O chefe de repartição municipal da saúde do Dande, Geraldo Mateus Joaquim Gonçalves, disse que o acto se enquadra no programa do executivo provincial que visa incentivar o trabalho das parteiras.
 O responsável disse que tem sido preocupação do sector melhorar os conhecimentos das parteiras tradicionais no atendimento das mulheres no período pré-natal, bem como melhorar a qualidade de parto no domicílio.
 Durante quatro dias as participantes abordaram temas sobre a primeira consulta pré-natal, partos prematuros, abortos, aleitamento materno, doenças transmissíveis sexualmente (DTS), sobre a higiene no parto, os riscos, bem como manuseamento dos instrumentos de trabalho e Vih/Sida.
 Com uma população estimada em 57 mil 866 habitantes, o município do Dande possui cinco comunas, nomeadamente Caxito, Kicabo, Úcua, Mabubas e Barra do Dande.


Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS