quarta-feira, 27 de julho de 2011

Na Costa Rica, mulheres negras latino-americanas pedem mais participação política na região

Encontro reúne cerca de 100 mulheres negras líderes latino-americanas, entre elas, parlamentares, membros do Executivo, representantes da sociedade civil e de agências do Sistema das Nações Unidas
Traçar estratégias para promover a participação das mulheres negras nos espaços públicos de tomada de decisão. Este é o objetivo do “Encontro e Conferência Regional de Mulheres Afrodescendentes: Poder e Participação Política das Mulheres Negras”, que acontece nesta terça e quarta-feira, 26 e 27 de julho, na Costa Rica. O encontro é realizado pela Organização Negra Centro America (ONECA) em parceria com o Centro de Mulheres Afrocostaricences.
O evento foi organizado no contexto do Ano Internacional das e dos Afrodescendentes e em celebração ao Dia da Mulher Afro-latinoamericana e caribenha, comemorado no último dia 25 de julho. O encontro reúne cerca de 100 mulheres negras líderes latino-americanas, entre elas, parlamentares, membros do Executivo, representantes da sociedade civil e de agências do Sistema das Nações Unidas. Na pauta dos debates, a representação política das mulheres afrodescendentes da região e a importância da construção de políticas de promoção dos direitos econômicos.
Na manhã de hoje (26/7), a mesa de abertura do encontro contou com as presenças de Epsy Campbell e Walter Robinson, vice-presidentes da Comissão Nacional Afrocostarricense, do presidente da ONECA, Sidney Francis, e de Mirtha Colon, secretária da Mulher da organização. Também participam da cerimônia a presidenta executiva do Instituto Nacional de Mulheres da Costa Rica (INAMU), Maureen Clarke, os parlamentares Luiz Alberto dos Santos (Brasil) e Juan Carlos Mendoza (Costa Rica) e a coordenadora da área de Direitos Econômicos da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Ana Carolina Querino.
Na primeira mesa do dia (26/7), Beatriz Ramírez, diretora do Instituto das Mulheres do Uruguai (INMujeres), a ex-deputada costarricense, Marcell Taylor, Maureen Clarke e Epsy Campbell Barr participam dos debates sobre “Realidade, obstáculos e desafios da participação política das mulheres afrodescendentes”.
 Em seguida, as apresentações sobre “Democracia, cidadania e participação política” reúnem representantes da Costa Rica Thelma Curling, ex-deputada, Zakiya Johnson, membro do Departamento de Estado, e a governadora da Província de Limón, Martha Johnson. Também participam da mesa a deputada da Nicarágua, Brigette Budier e a presidenta da Associação Diásporas Espanha, Consuelo Cruz.
A partir das 14h30, o painel “Dos diretos políticos aos diretos econômicos sociais e culturais das mulheres afrodescendentes no âmbito local” conta com a participação de Maria Inês Barbosa, da OPAS (Organização Pan-americana de Saúde), de Yelgy Verley, Alcaldesa de Siquirre, da candidata a deputada federal da Guatemala, Olivia Núñez, assim como de Laura Wilson, membro do Conselho Municipal de San José.
Sob o tema “Financiamento e participação política das Mulheres Afrodescendentes”, participam dos debates Cecilia Moreno, ex-candidata a deputada do Panamá, a brasileira Matilde Ribeiro, ex-ministra da SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e a vice-prefeita de Limón/Costa Rica, Cinthya Small.
 Na quarta-feira (27/7), o dia será dedicado para apresentação de pesquisas sobre a participação política das mulheres negras e formação de grupos de trabalho para construção de uma agenda política sobre poder e participação política.

“Encontro e Conferência Regional de Mulheres Afrodescendentes: Poder e Participação Política das Mulheres Negras”

Data:  26 e 27 de julho de 2011
Local: Hotel Balmoral - San José, Costa Rica
Mais informações:
conferenciayencuentromujafro@gmail.com, mujerdp@gmail.com.
ONU Mulheres

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS