sexta-feira, 15 de julho de 2011

Historiadores participam de um seminário na Lunda Sul



Luanda - Um grupo de historiadores angolanos deslocou-se hoje, sexta-feira, à província da Lunda Norte, onde vai participar de um seminário com o “tema a cultura de Angola e seu percurso histórico” que vai decorrer de 15 a16 do corrente mês .
 Em declarações à Angop no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o responsável do Grupo, o historiador Joaquim da Silva, informou que este seminário vai ser direccionado aos professores de história das escolas do segundo e terceiro ciclo, com vista a capacitá-los em alguns aspecto importante do quotidiano.    
 “É importante o intercâmbio para estimular as investigações e melhor percebemos a cultura de Angola, o seu percurso histórico e o tráfico de escravos ocorridos no país e em particular em África”, disse.  
 De acordo com a fonte, deve haver está troca de conhecimentos e de experiência na área, principalmente sobre o percurso histórico de Angola, de forma a facilitar a história, envolvendo a nova geração, para que possam saber sobre as origens e sua realidade.
 Na mesma senda, vai se abordar ainda, assuntos relacionados com o período de escravatura, vai se falar dos hábitos e costumes dos angolanos e em particular dos povos africanos.
 “Vamos falar também de como os historiadores usam várias fontes de informação para construir o processo histórico, bem os como escritos, gravações ou entrevista” acrescentou.   
 Segundo o professor Joaquim da Silva, vai se aproveitar o momento para falar da forma mais primária da escravatura que se deu na medida em que povos com interesses divergentes viram seus interesses ameaçados.

Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS