terça-feira, 19 de julho de 2011

Directora da Família e Promoção da Mulher enaltece programa de alfabetização

Luanda - A directora provincial de Luanda da Família e Promoção da Mulher, Antónia Marcolino
Angop
Directora provincial da Familia e Promoção da Mulher, Antònia Ferreira Marcolino
Directora provincial da Familia e Promoção da Mulher, Antònia Ferreira Marcolino
Ferreira, enalteceu hoje ( segunda-feira) o programa de alfabetização realizado nas comunidades.
 Em declarações à Angop, Antónia Marcolino referiu que em todas as comunidades onde não existiam salas de alfabetização foram criadas condições para a abertura de uma, um projecto conjunto entre a direcção da promoção da mulher e a educação provincial.  
 " Nesta jornada da mulher africana 2011 vamos abrir novas salas de alfabetização em mercados e igrejas para diminuir o índice de analfabetismo, principalmente em mulheres que são as gestoras do lar", afirmou a responsável.
 Antónia Marcolino reconheceu que o programa de combate ao analfabetismo tem muita aderência quer nos mercados quer nas igrejas e as pessoas que frequentam as aulas de alfabetização são de várias faixas.  
 O "Sim, eu posso" é um método cubano, adaptado à realidade angolana, que através da combinação de cartilhas (uma para o educador e outra do aluno) e vídeo aulas facilita a aprendizagem da escrita e leitura aos seus participantes, tendo em atenção as necessidades de cada um.
 Os conceptores do modelo consideram que o projecto, além de ajudar a promover a consciência individual e colectiva dos cidadãos sobre a importância de saber ler e escrever, é igualmente de fácil adaptação às línguas nacionais.


Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS