sexta-feira, 8 de julho de 2011

País regista progressos na Educação, combate ao paludismo e igualdade de género - ONU



Nova Iorque - São Tomé e Príncipe regista no relatório de 2011 dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, divulgado quinta-feira pelas Nações Unidas, progressos ao nível da Educação, Combate ao Paludismo e promoção da igualdade de género. 
  O país africano lusófono, que no próximo dia 17 irá às urnas para eleger um novo Presidente da República, surge mesmo num grupo de sete países africanos que estão "próximos de alcançar o objectivo de educação primária universal",indicação de que "alguns dos países mais pobres deram os maiores passos na Educação", refere o relatório. 
  A inclusão neste grupo significa uma taxa de matrículas próxima de 95 por cento, que compara com a média de 20 por cento registada em 2009 nas matrículas de crianças no ensino primário nos países menos desenvolvidos.
  Lançados na Cimeira de Desenvolvimento do Milénio (2000) das Nações Unidas, os oito ODM definiram objectivos a nível global para redução da pobreza extrema e fome, melhoria da saúde e educação, reforço dos poderes das mulheres e garantir a sustentabilidade ambiental até 2015. 
  No campo da Saúde, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe surgem no grupo de 11 países que registaram quedas de mais de 50 por cento no número de casos confirmados de paludismo e mortes originadas pela doença. 
  Contudo, refere o relatório, em 2009 a tendência inverteu-se em três países, um deles São Tomé e Príncipe. 
  "As razões por detrás deste ressurgimento são incertas, mas sublinham a fragilidade dos progressos no controlo do paludismo e a necessidade de manter os programas de controlo rigorosamente, mesmo quando os casos foram substancialmente reduzidos", adianta. 
  O relatório salienta ainda o facto de São Tomé e Príncipe ter aumentado a representação de mulheres no parlamento de 7,3 por cento em 2006 para 18,2 por cento em 2010, "sem auxílio de quotas". 
  Entre os nove candidatos à sucessão de Fradique de Menezes, actual Presidente da República, existem duas mulheres, a antiga primeira-ministra do país, Maria das Neves, e a ex- ministra Elsa Pinto, que em duas ocasiões ocupou as pastas da Justiça e da Defesa. 


Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS