por Mônica Aguiar
Com o objetivo de debater e planejar ações do governo municipal de forma democrática para implementação de políticas públicas de igualdade racial, a Prefeitura de Caratinga com apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e Centro Universitário de Caratinga (UNEC) promoveu dia 18 e 19 novembro o I Fórum de Igualdade Racial .
O evento foi realizado no auditório Professor Celso Simões Caldeira na UNEC, celebrando também o dia Nacional de Luta da Conciencia Negra - 20 de novembro.
Estavam na abertura do Fórum várias autoridades :- o Prefeito João Bosco , Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude Juarez Gomes ; Secretária de Educação Maria do Carmo; Vereador do PT João; O Chefe de gabinete Gilson ( Jipão) militante histórico do Movimento Negro e a Prof Ana Fraga, dentre outras autoridades.
Acorreram várias apresentaçõe culturais: dos alunos da escola Municipal Sebastião Clemente Vieira, do Grupo de Capoiera Raiz do Brasil, do Grupo Afro São Benedito e Grupo de Capoira Luandangola .
Durante o evento também aconteceu palestras ministradas por:
Michley Marques : Conciliadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e pesquisadora científica seu tema : - Promoção da igualdade Racial e Inserção Social;
Prof. Inês de Souza : MsC em educação e liguangem com tema :- Açõe afirmativas, Universidade e Educação Básica: Refelxão sobre a lei 10.639/03
Monica Aguiar : Coordenadora Geral do Centro de Referência de Cultura da Mulher Negra de Minas Gerais. Tema :- Conciencia Negra e Resitência Cultural - Políticas Afirmativas em Cultura .
O evento foi realizado pela Secretaria Cultura, Esporte , Lazer e Juvventude e coordenado pela Chefe de seção da Igualdade Racial Paula Regina Nunes.
"Para Paula Regina, o evento cumpre o papel importante de dialogar com a sociedade civil sobre as principais ações a serem implementadas pelo seu departamento na promoção da Igualdade racial". Diz que o evento cumpre também com mais um agenda para implantar o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial no Município ."
O Chefe de gabinete e militante do movimento negro Gilson, (Jipão) - fala que a atividade reafirma o dia de luta da conciência negra, resgatando e repassando para a sociedade presente no evento, todo processo histórico da contribuição dos negros negras na construção da sociedade e brasileira e da região, bem como, os avanços do governo federal após criação da SEPPIR , os problemas sociais que devem ser infrentados frutos do racismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário