quarta-feira, 27 de abril de 2011

Parteiras comunitárias recebem meios de trabalho




Angop
Parteiras comunitárias com trabalho facilitado
Parteiras comunitárias com trabalho facilitado
Kibala- Cento e trinta e uma parteiras comunitárias provenientes de 12 municípios da província do Kwanza Sul, que terminaram segunda-feira, na Kibala, um seminário de capacitação, beneficiaram de kits de trabalho, com vista a facilitar o seu desempenho.
Durante 12 dias, as parteiras foram instruídas sobre a "saúde materno-infantil", "saneamento básico" e "VIH/Sida".
O seminário enquadrado no projecto “Mão Milagrosa” é da iniciativa do Comité Nacional para a Promoção da Mulher Rural e Periferia, em parceira com o Ministério da Família, com o objectivo de reforçar a sua capacidade técnica de intervenção.
No acto de encerramento, a secretária de Estado para o Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura e Pescas, Filomena Delgado, destacou a importância da formação da mulher na comunidade, particularmente no que diz respeito á necessidade de garantir partos seguros nas zonas rurais.
“Esta acção formativa deve servir para identificar as dificuldades das parteiras no exercício das suas actividades e criar uma interacção entre a comunidade e essas profissionais”, afirmou a responsável.
Aconselhou as recém-formadas a aplicarem os conhecimentos adquiridos para o bem das comunidades.
Assistiram à sessão de encerramento, a vice-governadora do Kwanza Sul para o sector social e político, Fernanda Cabral de Almeida, o secretário-geral do Comité Nacional para a Promoção da Mulher Rural, António João, entre outros convidados.

Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS