sexta-feira, 22 de abril de 2011

Moda étnica afro-brasileira

Atualmente estão vivos os movimentos internacionais de valorização da moda étnica afro-brasileira e, nesse ambiente, os penteados tomam forma compondo o tipo africanizado; resgatando sua tradição e assim reativando a memória ancestral.
Historicamente esta herança étnica preservou-se e arma de resistência dos terreiros de Candomblé, dos Movimentos Negros e dos blocos afros, no inicio dos anos 60, com o mmovimento black power.
Hoje,Tranças, turbantes, o rastafari, black power e outras infinidade de penteados de matriz africana são o resultado da conscientização das mulheres negras soteropolitanas, no que diz respeito as suas raizes de matriz africana.
Este movimento de africanidade devolve as essas mulheres sua auto-estima e a dignidade de serem afrodescedentes: lindas, assumidas , produzindo laços de comunicação visual, de identidade étnica, sem depender da aceitação da elite branca.
A luta é fazer com quee mais e mais mulheres negras, principalmente as crianças e jovens, utilizem sua ascentralidade de forma consciente e derrubar a crença do “embranquecimento” das publicações brasileiras.
O Mercado para o Cabelo etnico
Não é por causa da conscientização étinica que as mulheres negras não devam ter a disposição produtos espicificos para a textura do cabelo negro.
Nos últimos anos, é bem verdade, o mercado para este segmento cresceu consideravelmente. Mas, está longe de atender as expectativas do segmento.
São ainda produtos para brancos, com rotulos étnicos, para atrair a clientela desinformada.
Além deste tipo de cabelo apresentar diferenças de textura e umidade, os consumidores negros costumam dar muita atenção à moda, aderindo rapidamente a novas tendências e submetendo seu cabelo a muitos tratamentos. Muitas vezes essas mudanças sucessivas e rápidas de estilo, fazem com que o cabelo fique excessivamente tratado, seco, frágil ou prejudicado sob outros aspectos - uma combinação de condições que os químicos cosméticos precisam observar ao formular novos produtos.
Os silicones podem desempenhar papel ativo na formulação de produtos para cabelos étnicos, pois possuem baixa toxicidade, são essencialmente não irritantes e não sensibilizantes da pele. Com formulações adequadas, estas propriedades ajudam a resolver alguns dos mais complexos problemas relacionados aos cabelos .

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS