sexta-feira, 22 de abril de 2011

Experiência do Brasil sobre gestão ambiental poderá ser seguida por Angola


Ministra do ambiente na cerimónia do Dia da Terra- Os sucessos que estão a ser alcançados pela República do Brasil na gestão ambiental poderão ser seguidos proximamente pelo Ministério do Ambiente de Angola, manifestou hoje, em Luanda, a titular da pasta, Maria de Fátima jardim.
 A ministra, que interveio na cerimónia de assinatura do convénio e o termo aditivo entre o Ministério do Ambiente e o Instituto Tecnológico Ambiental de Paraná (ITAPAR), Brasil, referiu que com a experiência do Brasil farão com que a temática de gestão de recursos naturais, hídricos, avaliação de danos ambientais e outros aspectos sejam cada vez mais uma aposta a pôr em prática no país.
 "Angola e Brasil lutam pela causa de desenvolvimento sustentável, por isso vamos trabalhar juntos para o futuro das gerações vindouras não sejam comprometidos", disse a governante, acrescentando que continuam a trabalhar afincadamente em colaboração com os seus parceiros para que o ambiente seja integrado nas políticas de desenvolvimento sustentável em Angola e não só.
 Quanto ao convénio e o termo aditivo assinado pela assessora da ministra do Ambiente, Joaquina Braz Caitano, e pelo presidente do "ITAPAR", Acêf Said, Fátima Jardim   considerou ser um instrumento importante que vai permitir o reforço de especialistas na área de gestão ambiental no país.
 A governante admitiu ser pela primeira vez que o sector teve a possibilidade de enviar quadros para a formação em mestrado nas áreas de gestão ambiental, dali a sua importância.
 Para os quadros, num total de 20, seleccionados em vários sectores públicos que lidam com questões ambientais que vão estudar na Universidade Positivo (Brasil), solicitou muito empenho para que depois de dois anos de formação contribuam na defesa do planeta terra.
 Por seu turno, o presidente do ITAPAR, Acêf Said, considerou que só através de busca incessante de conhecimentos e disseminação deste é possível mudar o mundo.
 " A implementação de soluções para os problemas ambientais deve inclusive proporcionar a população uma melhor condição de vida, com ganhos económicos e educacionais", defendeu o presidente do ITAPAR.
  A cerimónia de assinatura do referido convénio foi testemunhada pela embaixadora do Brasil em Angola, Ana Lucy Gentil Cabral Petersen, do director geral da fundação Eduardo dos Santos (FESA), João de Deus, quadros de vários sectores e convidados.

Fonte : ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS