O lançamento do livro Escravidão & Abolição – A Luta pela Igualdade, aconteceum no dia 15 de abril.
Na obra, o professor e pesquisador Hélvio Cordeiro foge dos personagens comumente associados ao tema (escravos, senhores, capatazes) e mostra, de forma inédita, o que aconteceu a fazendeiros que faliram após libertarem os negros escravizados.
O livro conta como ficou Campos dos Goytacazes e a Região Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro, depois dos longos processos de escravidão e abolição que marcaram radicalmente o Brasil. Para escrever sobre o assunto, Cordeiro pesquisou durante dois anos e realizou entrevistas com descendentes de fazendeiros que atravessaram esta etapa da história nos distritos de Rio Preto, Imbé e Pedra Lisa.
Feito na Casa de Cultura José Henrique de Carlos Sá, em São João da Barra, no Arquivo Público Municipal de Campos e na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, de Campos dos Goytacazes, o estudo foi complementado com materiais do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e da Biblioteca José do Patrocínio, da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares.
O lançamento do livro Escravidão & Abolição – A Luta pela Igualdade aconteceu na Academia Brasileira de Letras, referência histórica literária do País e guardiã dos saberes que envolvem a língua portuguesa.
Para os interessados em receber gratuitamente um exemplar da obra, o autor solicita o envio de e-mail para escravidaoeabolicao@gmail.com contendo nome, telefone.
Por Daiane Souza Fundação Palmares
Adaptação : Mônica Aguiar
Nenhum comentário:
Postar um comentário