segunda-feira, 25 de abril de 2011

Parlamento começa debate e votação do Programa de Governo

Cabo Verde - O Parlamento de Cabo Verde começa hoje (segunda-feira) uma sessão especial de três dias destinada a analisar o Programa de Governo e uma moção de confiança, documentos que deverão ser aprovados pela maioria do partido governamental. 
  Naquela que será a primeira sessão da VIII Legislatura da Assembleia Nacional (AN) cabo-verdiana saída das legislativas de Fevereiro último, prevê-se que a aprovação dos documentos não seja posta em causa, dado que o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) renovou a maioria absoluta, elegendo 37 dos 72 parlamentares. 
 Bastando uma maioria simples para ser aprovado, o Programa de Governo foi entregue no Parlamento a 05 deste mês e, nele, o Executivo cabo-verdiano apresenta as medidas que pretende pôr em prática nos próximos cinco anos, destacando-se a economia, emprego, energia e combate à pobreza. 
 São estas áreas por que passa a estratégia para o desenvolvimento económico, crescimento da produtividade, qualificação da força de trabalho, desenvolvimento social, boa governação, infra - estruturas e globalização.  
 Paralelamente, os deputados vão ainda votar uma moção de confiança às políticas gerais apresentadas pelo Governo cabo-verdiano e eleger as várias comissões parlamentares especializadas e demais órgãos. 
  Além do PAICV, a AN integra também o Movimento para a Democracia (MpD, pela terceira vez consecutiva na oposição), que elegeu 33 deputados, mais quatro do que na anterior legislatura, enquanto a União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) manteve os dois parlamentares. 
 Tal como os 72 deputados à VIII Legislatura, o novo presidente do Parlamento, Basílio Mosso Ramos, ex-ministro de Estado e da Saúde, foi empossado a 11 de Março, substituindo Aristides Lima, que esteve 10 anos no cargo (2001/2011).

Fonte :ANGOP

Nenhum comentário:

MAIS LIDAS